Um novo olhar sobre a produção de bens e serviços

Palestrantes abordam importância da economia circular para melhorar o relacionamento com o meio ambiente

“Sustentabilidade e economia circular como ferramentas de qualificação inclusiva” foi o tema abordado pela gerente de Pesquisa, Projetos e Difusão de Tecnologias Avançadas da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Náiade Rocha, e pelo diretor da OSC Programando o Futuro, Wilmar Simeon. Ambos palestraram no segundo dia (23) da edição 2021 da Campus Party Digital Goiás.

A dupla apresentou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) incluídos na Agenda 20-30, que se propõe a construir sistematicamente a pauta para o novo comportamento da humanidade na convivência com o planeta. A ODS ainda estabelece novas relações interpessoais com o meio ambiente e, principalmente, para os processos econômicos que entremeiam a base de todas as ações da vida moderna e provocam consequências preocupantes a serem repensadas.

Quatro itens dos ODS foram enfatizados na fala dos dois palestrantes, tendo em vista a promoção de uma sociedade pacifista como resultado de uma parceria global:

-Objetivo 8-Refere-se ao trabalho decente e ao crescimento econômico;

-Objetivo 9- Refere-se à indústria, à inovação e à infraestrutura;

-Objetivo 12- Refere-se ao consumo e à produção responsáveis;

-Objetivo 14- A vida na água.

Foram ressaltados ainda, pelos palestrantes, a criação de indicadores de desenvolvimento sustentável como pacto para vida futura da humanidade no planeta. Finalmente o enfoque apontou para a economia circular, que resume na nova forma de produção de bens e serviços. “É um novo relacionamento do homem com o meio ambiente, que inclui necessariamente um novo olhar sobre o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais, que são finitos”, conclui Náiade Rocha.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo