Titular da SEDI afirma que área de Tecnologia da Informação é estratégica para o Estado

Afirmação foi feita durante a 3ª Reunião de Governança de TI que reúne gestores da área de todos os órgãos do Governo

Com o objetivo de promover maior sinergia entre as equipes de tecnologia da informação do Estado, favorecer a troca de informações e compartilhar as experiências e as melhores práticas em TI, a subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (STI/SEDI), realiza mensalmente reunião com todos os gestores de TI dos órgãos do Estado. Nesta sexta-feira (18), o encontro contou com a participação do titular da SEDI, Adriano da Rocha Lima.

Na ocasião, o secretário ressaltou que a área de TI tem uma importância estratégica para o governo, o que é demonstrado por meio dos investimentos em equipamentos realizados nos últimos meses. “Acreditamos que se tivermos uma TI forte, principalmente neste momento de parcos recursos, poderemos ser mais assertivos em nossas tomadas de decisões com o auxílio de sistemas inteligentes e mais eficientes, atendendo cada vez mais e melhor as demandas dos cidadãos”, frisou.

O subsecretário de TI, Túlio Werneck, explica que os encontros têm proporcionado uma aproximação maior entre os servidores e a subsecretaria que atua como “maestro” das ações desenvolvidas nesta área em todas os órgãos. “Éramos um grupo, agora estamos nos tornando um time, onde todos interagem e colaboram”.

Por meio dos encontros, é possível conhecer melhor as demandas e necessidades de cada órgão do governo. Túlio Werneck citou, como exemplo, o desenvolvimento do sistema de agendamento de atendimento para o Vapt Vupt, que também foi adequado para atender a uma demanda do Ipasgo por agendamento virtual.

Programação

A 3ª Reunião de Governança de TI contou com a apresentação de painel, casos de TI, e o acompanhamento do desenvolvimento das atividades dos grupos de trabalho.

A gerente de Gestão da Informação da STI, Kedma Duarte, que é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, falou sobre Inteligência Artificial aos participantes. Mostrando uma visão histórica e as aplicações atuais e futuras da IA.

Posteriormente, o cientista de dados da Secretaria de Saúde (SES), Carlos Tibiriçá, apresentou o caso do uso da TI na SES – Sistemas, Projeto Big Data e Inovação.  Em seguida, foi a vez do gerente de TI da SSP, Ricardo Vilaverde falar sobre uso da TI no Goiás Biométrico da secretaria de Segurança Pública (SSP).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo