TI do Estado tem papel fundamental durante pandemia para manter serviço público em funcionamento

Soluções em tecnologia no âmbito do Estado permitiram realização de atividades como teletrabalho, aulas online virtuais, colações de grau e até tour virtual por museus

A tecnologia é uma importante aliada na busca por soluções durante a pandemia do novo coronavírus. Em Goiás, o setor de tecnologia da informação (TI) do Estado têm se mostrado fundamental para manter em funcionamento o serviço público dos órgãos estaduais, com diversas ações de enfrentamento à pandemia.

A área de TI da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo, teve que tomar  medidas necessárias para que o ensino, a pesquisa e a extensão de toda a comunidade universitária fossem transferidos para o meio digital.

“A STI nos deu suporte com a disponibilização de recursos computacionais suportando a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, como moodle e também de recursos para um grupo de pesquisadores realizarem cálculos matemáticos, por exemplo.”, citou Diogo Ramos Ferreira, gerente de Inovação Tecnológica da UEG.

Além das aulas online, a TI da UEG também atuou para permitir a realização de solenidades de colação de grau a distância, da reunião do Conselho Superior Universitário (CSU) e até a elaboração um sistema de votação online para a eleição de conselheiros.

Quem também transferiu atividades presenciais para plataformas virtuais foi a Secretaria de Cultura, que realizou shows, apresentações teatrais e até tour virtual em museus. Outra ação da Secult Goiás foi a organização da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizado digitalmente entre 5 e 11 de outubro.

Dados

Na secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o trabalho de TI envolveu a reestruturação da rede de dados da pasta. Por meio do Business Inteligence (BI), foi possível expandir e otimizar a capacidade de análise de dados da Secretaria.

Além disso, foi necessária a ampliação da equipe de TI na pasta e a substituição de equipamentos obsoletos, o que permitiu uma melhora substancial na capacidade de análise de dados para a disponibilização de informações do agro.

O setor de TI da Celg GT também foi necessário para manter em funcionamento o trabalho da companhia. Alessandro Santana Moura, da Superintendência de TI da companhia, conta algumas das ferramentas desenvolvidas, dentre elas, “em fase de implementação, o ERP (enterprise resource planning) que compreende módulos financeiro, regulatório, de engenharia, suprimentos, contabilidade, o gerenciamento eletrônico de documentos e manutenção”.

Teletrabalho

Na Secretaria de indústria, Comércio e Serviços (SIC) as ações de TI desenvolvidas foram voltadas, inicialmente, para a efetivação de medidas que permitissem a realização do teletrabalho, adaptando a estrutura para que a população continuasse a ser atendida pela pasta. Para isso, foram feitas adaptações e alterações em sistemas corporativos.

Para que as atividades desenvolvidas na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) continuassem funcionando durante a pandemia, a TI da pasta precisou reorganizar a disponibilização dos arquivos, pastas compartilhadas e sistemas pela Internet, oferecendo condições de trabalho remoto para os servidores e, consequentemente, trazendo mais agilidade à prestação de serviços pela Casa Civil à sociedade.

Para o gestor de TI da Casa Civil, Rogério Ferreira Duarte, o trabalho em rede entre os órgãos de TI foi fundamental. “A STI deu total apoio em todas as iniciativas de melhoria do trabalho implantadas durante a pandemia. No caso da SECC, principalmente da Gerência de Infraestrutura, por meio do Breynner, e da Gerência de Sistemas, por meio do Rogério Braudes. Só tenho elogios às equipes que trabalham na STI”, ressaltou.

Apoio e convergência de ações

Com ações realizadas em toda a estrutura administrativa do Governo de Goiás, o subsecretario de Tecnologia da Informação, Celso Camilo, avalia que a pandemia motivou alguns avanços tecnológicos. Dentro do serviço público em Goiás, a área de TI teve que priorizar e antecipar alguns projetos, que já estavam em elaboração, com o objetivo de atender a uma demanda urgente, que era a de proporcionar a continuidade e, ainda, a melhoria do acesso da população aos serviços públicos de forma remota.

Além disto, a Subsecretaria de TI vem fomentando as práticas de convergência de ações nas unidades setoriais, alocando e gerindo recursos humanos e materiais, visando ganho de escala e otimização dos esforços e recursos financeiros. O objetivo é a melhoraria da gestão pública por meio de soluções baseadas em informações de qualidade, visando atender melhor a população.

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