Tecnologia da Informação vai ter espaço de destaque na Secretaria de Desenvolvimento e Inovação

A nova estrutura da pasta vai contar com uma subsecretaria de Tecnologia de Informação, que vai concentrar os projetos da área no Estado

O secretário de Desenvolvimento (SED), Adriano da Rocha Lima, apresentou, nesta quinta-feira (24), parte da estrutura da nova Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, que será criada com a reforma administrativa, na qual consta a subsecretaria de Tecnologia da Informação. Foram convidados para a reunião, realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, os gestores e gerentes de TI de órgãos e secretarias estaduais.

Na ocasião, o titular da SED falou sobre sua participação na elaboração do Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado – na época candidato ao governo – no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Ao ser eleito, o Governador me fez o convite para executar o que havíamos planejado para esta área”, contou. “Temos um ponto de partida, o projeto vamos construir junto com vocês”, falou ao ressaltar a importância da equipe de TI do Estado para a concretização do que está descrito no Plano.

Segundo ele, a secretaria terá quatro pilares principais: atração de investimentos e comércio exterior, ciência, tecnologia e inovação, área focada em micro e pequenas empresas e empreendedorismo, além da área de tecnologia da informação.

A partir de informações colhidas no processo de transição do governo, o secretário revelou que ficou impressionado positivamente com a qualidade técnica da equipe e negativamente o quanto cada secretaria trabalha individualmente e sem padronização.

Ele frisou o momento de dificuldade financeira que o Estado está enfrentando, citando o decreto de calamidade financeira, mas se mostrou positivo. “Isso vai implicar que a gente vai ter que trabalhar com um modelo muito mais eficiente do que vem trabalhando. Significa que vamos ter que reduzir custos e entregar mais. É uma equação que nem sempre é fácil de ser resolvida, mas é possível”, avaliou.

Segundo o secretário, as principais metas da área de Tecnologia da Informação serão: aumentar o nível de padronização dos sistemas coorporativos e da estrutura de TI dentro do Estado, criar um sistema de inteligência que una informações de todas as secretarias e também informações vindas de banco de dados do Governo Federal, como se fosse um grande sistema de big data, e ainda a modernização dos serviços para o atendimento ao público.

“Uma das razões pela qual a área de TI vem para SED é para criar uma sinergia muito grande com a área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essas áreas vão caminhar juntas”, explicou o secretário.

Para falar mais detalhadamente sobre a estrutura da subsecretaria de Tecnologia da Informação, Adriano da Rocha apresentou Túlio Werneck, que será o titular desta nova área. Em seu currículo, o futuro subsecretário tem mestrado em engenharia de produção voltado para processos e MBA em marketing, experiência profissional com atuações em empresas de grande e médio portes, em diversas áreas, “mas sempre com foco na excelência operacional e otimização de recursos”, contou Túlio Werneck ao se apresentar.

De acordo com o subsecretário, a pasta vai ter a missão de mudar o paradigma da TI como suporte “este vai ser um departamento que influenciará tomadas de decisões”, ressaltou. O cenário da TI encontrado no Estado é algo que tem que ser mudado, para o futuro subsecretário. “Hoje temos várias secretarias, que utilizam múltiplos sistemas e plataformas diferentes, múltiplos fornecedores, sistemas não integrantes”, citou. Túlio avaliou que os gastos também em TI no Estado têm sido altos. “Em quatro anos, de 2014 a 2018, foram gastos R$ 762 milhões na área”.

Durante a reunião, Túlio Werneck apresentou o organograma da subsecretaria, as principais ações e metas, e destacou que além do foco em tecnologia e inovação, também haverá investimento e valorização do profissional da área.

 

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo