Subsecretaria de TI inicia série de workshops internos

Encontros virtuais buscam alinhar e engajar servidores no desenvolvimento de produtos e serviços para o poder público estadual

Quarenta e dois profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) participaram, nesta sexta-feira (19), via internet, do primeiro evento da programação especial de workshops virtuais elaborados pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI). Neste primeiro encontro, o objetivo foi apresentar a STI e a própria Sedi para os colaboradores, sejam efetivos, comissionados ou terceiros.

Esses encontros virtuais acontecem ao longo do ano e têm como foco alinhar e integrar os servidores nos projetos  que a STI vem desenvolvendo, desde a alta gestão até o operacional. “Queremos que os servidores entendam onde a estrutura da STI se enquadra no Estado e a importância de cada área”, explica a coordenadora do Escritório de Projetos da STI, Adriana Brito, que ministrou a palestra inaugural.

O workshop apresentou os seguintes conteúdos: estrutura da Sedi e competências; missão, visão e valores da secretaria; atuação da STI dentro da pasta; estrutura organizacional da STI, formal e informal; importância da atuação da STI junto às Setoriais de TI; o Escritório de Projetos Estratégico e o gerenciamento de portfólio estadual de projetos de TI, por meio do sistema GoMapp, e a atuação da Gerência de Programa e Portfólio (GPP).

“Com esses workshops, cada colaborador entenderá a relevância de seu trabalho. É uma forma de aproximar a todos, principalmente nessa época de trabalho remoto, em que precisamos fazer uma gestão muito mais comunicativa e transparente”, diz Adriana Brito.

 

Desempenho

O papel de Gerência de Programa e Portfólio da STI tem atuado na gestão de TI com a responsabilidade de estreitar a comunicação entre as unidades Setoriais de TI com a Subsecretaria. A ideia é possibilitar uma visão das entregas feitas e planejadas para o Estado de Goiás no âmbito de Tecnologia da Informação.

Para tanto, a STI implementou o GoMapp, sistema que fornece a visibilidade dos projetos estratégicos de TI e as respectivas prioridades. Ancorado na utilização de uma metodologia elaborada em parceria com a Secretaria Geral de Governadoria (SGG).

Além do acompanhamento das ações e projetos nas Setoriais de TI, é responsabilidade do GPP oferecer as informações estratégicas do andamento dos projetos para a alta gestão do Governo do Estado. “Esse acompanhamento próximo junto as setoriais trará mais agilidade nas entregas”, explica o subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel de Moraes.

A STI já tem agendados os futuros eventos desse projeto de workshops:

25/03 – 9 horas – PMO/STI: atuação GPP, atuação GPP, metodologia, artefatos e ferramentas

01/04 – 9 horas – SUSI: atuação, organograma, papel e responsabilidade

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo