Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação encerra com acordo de cooperação com Unesco e lançamento de projetos de fomento à inovação
Três programas voltados para o fortalecimento do ecossistema de inovação foram lançados na manhã desta sexta-feira (23) pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Embaixadores da Inovação, Mentores da Inovação e o Programa de Cooperação Internacional com a Unesco (Prodoc). O evento ocorreu dentro da programação da 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.
O evento virtual teve a participação do titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, do secretário-geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, do coordenador de Ciências Naturais da Unesco, Fábio Soares Eon, do subsecretário de Ciência e Tecnologia da Sedi, Thyago Carvalho Marques, da superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Abreu, e do gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups, Carlos Magno, entre outros participantes.
Na abertura do evento, Marcio Cesar Pereira ressaltou o trabalho realizado pelo titular da SGG quando ainda era titular da Sedi. “O secretário Adriano foi quem começou a desenvolver esta parceria com a Unesco, que hoje temos a honra anunciar a assinatura do acordo de cooperação”.
Segundo o titular da Sedi, o acordo com a Unesco servirá como guarda-chuva de várias ações, com previsão de execução de 30 projetos no ambiente de inovação. Até fevereiro do próximo ano, serão trabalhados seis projetos iniciais, voltados para melhoria do arcabouço legal da inovação, capacitação das equipes, sustentabilidade no ambiente público, escola do futuro e a implantação do Centro de Inovação em Anápolis.
Rede em Goiás
Os projetos Embaixadores e Mentores da Inovação têm como objetivo criar uma rede do ecossistema de inovação que alcance todas as regiões do Estado. “Vamos promover uma conexão entre os que querem empreender e os que têm expertise nesta área”, explicou o secretário.
Para o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima, o caminho para tornar Goiás referência na área de tecnologia e inovação passa pelo apoio e cooperação com diversos organismos. “Essa transformação só será possível com a articulação e união de todos que estão aqui presentes”, frisou. Ele também ressaltou o acordo estabelecido. “É uma honra enorme ter uma instituição como a Unesco participando desse processo conosco. É uma parceria fundamental”, concluiu.
O coordenador de Ciências Naturais da Unesco, Fábio Soares Eon, disse que o acordo é fruto de muito diálogo entre as partes. Ele afirmou ainda que, nos próximos 30 meses, existem quatro objetivos: apoiar a Sedi na governança, o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, promover a conexão entre empresa e academia (instituições de ensino) e buscar financiamento para a inovação, com a organização de um banco de financiadores. “Este será um caminho de duas vias. Trazer experiências internacionais para Goiás e também levar as boas práticas de Goiás para fora”, prospecta Fábio Eon.
Embaixadores e Mentores da Inovação
O gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups, Carlos Magno, fez a apresentação dos projetos Embaixadores da Inovação e Mentores da Inovação. Segundo ele, os projetos foram criados com o objetivo de auxiliar o mapeamento do ecossistema de inovação, promover a capilaridade deste sistema nos municípios do interior e criar uma rede de apoio aos empreendedores de base tecnológica em seus negócios. “Precisamos chegar aos municípios que estão fora dos grandes centros. Conhecer as ações inovadoras que acontecem nessas comunidades e levar fomento e apoio para seu desenvolvimento”, explicou.
Para o Embaixadores da Inovação serão selecionados até 30 líderes regionais. Segundo Carlos Magno, a ideia é escolher pessoas com perfis variados, que de forma voluntária possam ajudar a entender o ecossistema nesses municípios.
A Sedi vai oferecer capacitação para essas pessoas voltada para o que é uma rede de apoio, alinhada com os projetos de desenvolvimento do Estado. Os embaixadores vão mapear e identificar pontos para melhoria do ecossistema de inovação local, além de articular o fortalecimento da comunidade e a formação de uma rede empreendedora sólida.
Para apoiar os empreendedores de base tecnológica, identificados nos municípios e outros que precisarem, foi criado o Mentores da Inovação, que formará uma rede de empreendedores já consolidados, executivos, investidores-anjo, professores e pesquisadores. Estes profissionais vão compartilhar suas experiências com quem está começando ou quer melhorar o seu negócio. Os empreendedores que desejarem receber apoio dos mentores também deverão se inscrever. Carlos Magno também destacou que os mentores terão suporte e capacitação, além de participar de um networking qualificado.
Clique abaixo para mais informações e se inscrever: