SEDI vai profissionalizar serviço prestado pela Rede Itego à população
Promovido pela Sedi, 1º Workshop de Educação Profissional e Tecnológico da Sedi tem como foco a melhoria do serviço prestado à população pelas unidades da Rede Itego geridas por OS
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, ressaltou que a profissionalização da relação entre o governo e as organizações gestoras dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) vai melhorar o serviço entregue à população por essas unidades.
“Estamos reestruturando todo o processo, tanto o que é entregue aos alunos como os processos de gestão das OSs, para fazer um produto melhor, mais transparente e direto, pois é nosso objetivo transformar a vida das pessoas pela educação”, disse Adriano nesta quinta-feira, 21, durante a abertura do 1º Workshop de Educação Profissional, realizado no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no Setor Leste Universitário.
No evento, que terá palestras durante todo o dia, será feita a apresentação das novas políticas e diretrizes definidas pela SEDI para a Rede Pública Estadual de Educação Profissional Tecnológica, que engloba Itegos, Cotecs e Pronatec.
Realizado pela Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, o workshop tem como objetivo promover a execução das metas estabelecidas para as organizações sociais que venceram o Edital de Chamamento Público e Contrato de Gestão dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), e melhorar o acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas.
“Esse alinhamento entre a Sedi e as organizações sociais é muito importante. É com a rede Itego que vamos transformar essa cadeia em algo que resulte na formação de profissionais de referência”, disse o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Sedi, Márcio César Pereira.
Atualmente, 23 unidades da Rede Itego são geridas por organizações sociais. A exceção é o Itego Léo Lince, que ainda tem toda a gestão ligada à Sedi com o objetivo de controlar todo o processo, seja da gestão das OSs como do conteúdo pedagógico que é utilizado nas aulas.
De acordo com o secretário, o workshop é uma iniciativa da Sedi para que tudo funcione como uma orquestra. “O governo é um ator fundamental para promover a interação entre toda a sociedade. A Rede Itego, os APL, polos e parques tecnológicos e a universidade devem ter uma atuação conjunta, caminhando juntos e melhorando a vida das pessoas pela educação, ciência e tecnologia”, explicou.
Palestras
No workshop, estam reunidos o corpo técnico, pedagógico, administrativo e financeiro das OSs, dos Itegos, e supervisores do Pronatec. Da Sedi, participam, além do titular da pasta, Adriano da Rocha Lima, e do superintendente de Ciência e Tecnologia, o superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Marcos Arriel, os membros da Comissão de Avaliação dos Contratos de Gestão com as OSs e servidores que atuam nestes processos.
Uma das palestras, por exemplo, ministrada pelo procurador Rafael Gonçalves Santana Borges, chefe da Advocacia Setorial da Sedi, apresentando uma análise jurídica dos Contratos de Gestão com as OSs, abordando a execução, implicações legais e o papel dos órgãos de controle.
Outros temas que serão abordados ao longo do dia são: Perspectivas do setor produtivo em Goiás; a Rede Goiana de Arranjos Produtivos Locais, Como tornar a Inovação um hábito por meio da Cultura Inovadora, e Panorama da Educação Profissional Tecnológica.
Comunicação Setorial – SEDI
21/02/2019