SEDI tem projetos aprovados em Chamada Pública do CNPq

Atividades serão realizadas durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), por meio da superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica, teve dois projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A seleção ocorreu em Chamada Pública para apoiar projetos a serem realizados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em âmbito municipal, estadual e regional, no período de 21 a 27 de outubro, e cujo tema será Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

O projeto Ciência, Tecnologia e Educação atuando para o Impulsionamento do Desenvolvimento Social e Econômico foi aprovado na linha dos projetos com abrangência estadual, e deverá atender no mínimo 15 municípios, sendo contemplado com R$ 180 mil.

Este projeto será desenvolvido pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego), unidade de Formosa, abrangendo municípios localizados na região norte e nordeste do Estado de Goiás, onde encontram-se os três municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Cavalcante (0,584), Flores de Goiás (0,597) e Santo Domingos (0,597).

A programação vai contar com palestras e exposições voltadas à comunidade acadêmica e externa, para a divulgação de tecnologias e soluções de problemas da sociedade e do setor produtivo.  Para a escolha dos temas dos eventos a serem realizados nos Itegos foram consideradas as necessidades do setor produtivo de cada região, como do Açafrão e do Mel, vinculados ao município de Porangatu.

Em Santo Antônio do Descoberto as ações serão voltadas ao setor de produção alimentícia. No município de Cristalina, por estar localizado na região do entorno do Distrito Federal e ser uma região produtora de hortifrúti, serão desenvolvidas ações voltadas à energia renovável, principalmente a energia solar.

Desenvolvimento sustentável

A Importância das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil & Educação Ambiental, que tem abrangência intermunicipal, também foi aprovada pelo CNPq, recebendo aporte de R$ 16 mil.

As atividades vão abranger os municípios de Cristalina, Goianésia e Goiatuba com a organização da 1ª Semana Intermunicipal de Inovação e Tecnologia (SIIT), que acontece dentro 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá em todo Brasil.

As unidades do Itego localizadas nestes municípios serão as responsáveis pela programação, já que desenvolvem cursos e serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT) na área de energias renováveis, contemplando competências de temas estratégicos em bioeconomia.

Dentre essas unidades, estão o Itego Governador Otávio Lage, em Goianésia, que atua principalmente na capacitação na área de biocombustíveis, com o curso Técnico de Nível Médio em Álcool e Açúcar; o Itego Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina, na área de energias renováveis, com projetos voltados para energia solar; e ainda a unidade Itego Jerônimo Carlos do Prado, em Goiatuba, na área de biocombustíveis, com o curso Superior de Tecnologia Superior em Tecnologia de Produção Sucroalcooleira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo