Sedi realiza 1º workshop sobre plataforma de serviços digitais
A equipe da STI apresentou o Expresso, seus canais e objetivos, a arquitetura e os conceitos funcionais, além dos cases de sucesso e como os vários órgãos públicos estaduais podem disponibilizar seus serviços na plataforma como forma de facilitar a vida dos cidadãos
Com o objetivo de divulgar e ampliar os serviços digitais ofertados pelo Governo de Goiás, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Secretaria de Administração (Sead) realizaram, nessa quinta-feira (19), o primeiro workshop de plataforma de serviços digitais. O evento foi transmitido no canal do YouTube da Sedi para cerca de 170 participantes.
Durante o workshop, a equipe da STI apresentou o Expresso e seus objetivos; canais de atendimento; as plataformas de serviços estaduais; a arquitetura, integração e conceitos funcionais; e cases de sucesso. Ao completar um ano de implantação, o Expresso está disponível em vários canais: site, aplicativo, totem, balcão e Correios, com mais de 100 serviços online e atendimento presencial em mais de 130 municípios goianos.
De acordo com o subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel de Moraes, este é o primeiro de muitos workshops com o objetivo de aproximar a sociedade cada vez mais. “Demos passos importantes neste primeiro ano de Expresso, mas ainda há muito o que fazer. Precisamos mostrar o que o Expresso pode oferecer em questão de facilidades para o cidadão, tudo o que ele pode resolver sem sair de casa. O Expresso é a conexão do Estado com a vida das pessoas”, disse.
A superintendente de Sistemas e Inovação, Luiselena Luna Esmeraldo, explicou que o Expresso é um projeto do Governo de Goiás, desenvolvido pela Sedi e a Sead para levar os serviços de todos os órgãos até o cidadão. “Precisamos continuar avançado com qualidade, sempre em busca de facilitar a vida das pessoas. Elas precisam conseguir usar a ferramenta de forma simples e intuitiva. O trabalho de todo time do Estado é fazer com que o Expresso fique cada vez melhor e eficiente para a comunidade”.
Para a superintendente Central de Transformação da Gestão Pública da Sead, Vânia Bareicha, o Expresso é um marco na administração pública de Goiás. “Ele tem impulsionado grandes oportunidades em Goiás e está mudando a relação do governo com o cidadão. Primeiro pela disponibilização de diversos serviços digitais em multicanais; e depois pela possibilidade de desburocratizar e simplificar as exigências contidas na prestação de serviços”, analisa.
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação – Sedi
Comunicação Setorial