Sedi promove ações para o desenvolvimento do ecossistema goiano de inovação

O desenvolvimento do ecossistema goiano de inovação é tema do último dia de atividades da 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. Na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) apresenta os programas Embaixadores e Mentores da Inovação e o Prodoc – projeto de cooperação técnica entre o Governo de Goiás, a Unesco e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O evento terá a participação do titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, do coordenador do Programa de Ciências Naturais Representação da Unesco no Brasil, Fábio Soares Eon, e do gerente de Startups e Incubadoras Tecnológicas da Sedi, Carlos Magno. Durante o lançamento dos programas, cases de startups que foram adiante serão apresentados.

O programa Embaixadores da Inovação vai selecionar 30 líderes regionais para mapear o ecossistema regional e apoiar a Sedi na difusão das políticas públicas de inovação tecnológica em todas as regiões do Estado. Os selecionados de maneira voluntária receberão capacitação e orientação da equipe da secretaria, bem como ferramentas para que possam realizar as conexões no ecossistema.

“A ideia é fortalecer o ecossistema estadual de inovação com mais oportunidades às comunidades locais, em uma rede de suporte ativa e alinhada com os projetos de desenvolvimento do Estado. Esses embaixadores vão mapear e identificar pontos de atuação para melhoria do ecossistema local, além de articular, com outros líderes empreendedores e apoiadores regionais, o fortalecimento da comunidade e a formação de uma rede empreendedora sólida”, explica o secretário Marcio Cesar Pereira.

Já o programa Mentores da Inovação será formado por uma rede de empreendedores experientes, altos executivos de médias e grandes empresas, investidores-anjo, cientistas e pesquisadores para apoiar empreendimentos inovadores em Goiás. As empresas inovadoras, por meio de edital, terão acesso a mentorias nas diversas áreas de conhecimento para o desenvolvimento de seu negócio, como vendas, tecnologia, design, finanças, pessoas e jurídica. O edital para o chamamento dos mentores e empresas que tenham interesse em receber mentoria será lançado neste 23 de outubro.

Por fim, será divulgado um dos mais importantes projetos relacionados ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador de goiano: o projeto de cooperação técnica entre o Governo de Goiás, a Unesco e a Agência Brasileira de Cooperação. São 30 ações que buscam encontrar caminhos para desenvolver o ecossistema goiano. Na oportunidade, os presentes conhecerão de que forma podem contribuir com esses processos transformadores do Estado.

Paralelo a essas atividades, acontecem, ao longo desta sexta-feira, palestras, minicursos e oficinas relacionados à temática tecnológica motivadas pelas ciências aplicadas. Os eventos serão realizados online, a partir das unidades da Escola do Futuro e parceiros no interior do Estado e capital.

 

Atividades makers

Na próxima semana, de 26 a 29 de outubro, as atividades da 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás continuam. Por meio da plataforma Google Meet, serão ministrados, das 19 às 21 horas, cinco minicursos (um a cada dia) sobre a cultura maker com o instrutor Marco Aurélio. Cultura maker é o princípio de que qualquer pessoa pode fabricar, construir, reparar ou alterar objetos.

A 2ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia de Goiás integra a programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo