Sedi participa do 1º Encontro Estadual das Secretarias Executivas e Escritórios de Compliance
Evento promovido pela CGE reuniu cerca de 200 servidores de diversas pastas que estão à frente da implantação do Programa de Compliance Público no Governo de Goiás
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) participou do 1º Encontro Estadual das Secretarias Executivas e Escritórios de Compliance do Governo de Goiás, promovido pela Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE), na última quarta-feira (11). O evento reuniu cerca de 200 servidores que compartilharam suas experiências e resultados obtidos em suas pastas após dois anos de lançamento do Programa de Compliance Público (PCP) pelo Governo de Goiás.
O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, abriu o evento com agradecimento ao trabalho desenvolvido pelos servidores na implementação do PCP. Ziller destacou que a atuação dos servidores junto ao programa de compliance tem elevado a qualidade da gestão administrativa e financeira do Governo de Goiás. O PCP está implantado nas 48 pastas do Poder Executivo goiano e desde 2019, quando foi criado pelo governador Ronaldo Caiado, promoveu a redução dos mais de 1.700 riscos identificados, que contam com 3.600 ações de tratamento aprovadas.
Segundo a chefe de Gabinete e coordenadora da Secretaria Executiva do PCP na Sedi, Altair Lopes Gomes de Almeida, o evento foi muito importante, pois fortaleceu e promoveu a troca de experiências entre os membros que desempenham a função de coordenar o programa dentro dos órgãos. “Essa troca de experiências e informações é extremamente valiosa para que possamos aprimorar práticas bem-sucedidas de atuação da Secretaria Executiva, visando a consolidação do PCP na Sedi”, avalia.
Representando a Secretaria Executiva do PCP da Sedi participaram também a superintendente de Gestão Integrada, Janine Almeida Silva Zaidem, e a assessora do Gabinete, Ana Paula Rodrigues de Souza. O assessor de Controle Interno e consultor do PCP na Sedi, Renato Simão Bernardes, também esteve presente no evento.
Resultados
Por meio do PCP, as páginas de acesso à informação do Estado e de todos os órgãos e entidades estaduais apresentam atualmente grau elevado de transparência, de acordo com a metodologia da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), uma das mais rigorosas do país. Outro dado importante apresentado pela CGE é que por meio das ações do Programa de Compliance Público na administração, o governo estadual conseguiu uma economia potencial de R$ 1,67 bilhão. Servidores estaduais passaram por mais de 6.800 capacitações nos quatro eixos e foram realizadas 114 auditorias baseadas em riscos (ABR).
Os objetivos do PCP, o resumo dos resultados por eixo e a atuação esperada dos membros dos escritórios e das secretarias executivas de compliance foram apresentados pelo superintendente de Correição Administrativa da CGE, Bruno Mendes; superintendente de Inspeção, Cláudio Martins; superintendente de Governo Aberto, Bruno Rolim; superintendente de Participação Cidadã (em substituição), Andrei Azevedo; e pelo assessor de Controle Interno da Secretaria de Meio Ambiente, José Augusto Carneiro.
Controladoria Geral do Estado de Goiás – Governo de Goiás
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação – Sedi
Comunicação Setorial