Secti publica portaria que trata de medidas de prevenção de segurança nas EFGs
Ações para as EFGs estão alinhadas com medidas solicitadas pelo Governador Ronaldo Caiado e adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
Para dar mais segurança e tranquilidade aos pais, alunos, professores e equipe administrativa das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) definiu e adotou medidas preventivas para garantir a segurança da comunidade escolar.
A portaria 159, de 14 de abril de 2023 da Secti, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado, apresenta as ações de aplicação imediata nas EFGs e outras que serão desenvolvidas em curto e médio prazos, com a finalidade de evitar o bullying, a violência, além de identificar e acolher o educando com problemas socioemocionais.
Entre as medidas estabelecidas pela portaria estão: a vistoria diária dos objetos portados pelos estudantes na entrada das unidades das Escolas do Futuro de Goiás; e o controle do acesso de terceiros nas dependências da escola. A ação será realizada “respeitando a dignidade do aluno, sem causar constrangimento, tratamento vexatório ou aterrorizante”, determina a Portaria assinada pelo titular da Secti, José Frederico.
Além disso, os professores e demais servidores foram orientados a observar possíveis mudanças de comportamento dos alunos e, em caso positivo, comunicar imediatamente à gestão escolar que tomará outras medidas previstas.
Segundo o documento, a Secti apoiará, por meio do convênio com a UFG/Funape, outras providências para a promoção da segurança escolar nas EFGs e a implantação de programas com ações de soluções pedagógicas e de atenção à saúde mental, envolvendo professores, alunos, pais e responsáveis, e equipe administrativa.
A gerente de Educação Profissional e Tecnológica, Mychelly Simões, informa que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação já está desenvolvendo outro programa com ações de curto prazo. Entre os eixos que o programa deve alcançar está o socioemocional, em que o foco é trabalhar com os alunos de forma que eles aprendam a gerenciar emoções, a melhorar as relações interpessoais, e a se comunicar de forma não violenta.