Secti Goiás é destaque nacional no Congresso Consad de Administração Pública 2025
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás foi premiada pelos programas Cidadão Tech 60+ e Cidadão Tech Campo, iniciativas pioneiras voltadas à inclusão digital de idosos e moradores do campo em situação de vulnerabilidade social
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) foi destaque nacional durante o Congresso Consad de Administração Pública 2025, ao vencer o prêmio de melhor trabalho na temática “Reinventando o Estado: desafios e oportunidades”, com artigo sobre o programa Cidadão Tech. O Congresso premia os seis trabalhos mais relevantes e de destaque apresentados no evento. Neste ano, foram mais de 2 mil submissões.
“O congresso é um espaço estratégico para discutir caminhos de inovação e transformação digital da administração pública e conta com a participação de gestores públicos das 27 Unidades da Federação. Mais do que um congresso, é uma rede colaborativa que conecta gestores comprometidos com a transformação do país. E, agora, este congresso reconheceu o programa que fazemos em Goiás. É um reconhecimento nacional”, afirma Vânia Bareicha, superintendente de Transformação Digital da Secti Goiás. O programa foi aplaudido em sua apresentação no Congresso.
O Cidadão Tech é uma iniciativa da Secti, dentro do Goiás Social, que tem duas frentes: uma oferece curso gratuito de inclusão digital a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social; a outra combate a exclusão digital em áreas rurais com risco de isolamento ao oferecer internet gratuita por meio de satélites de baixa órbita.
O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais à população vulnerável.
60+
Pioneiro no país, o curso do Cidadão Tech 60+ tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos bancários, de transporte, de localização; conteúdos sobre questões de segurança na rede e como se proteger de golpes na internet, além do uso seguro das redes sociais, evitando, por exemplo, fake news.
Desde seu início, em 2024, o programa Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 idosos, tornando a inclusão digital uma realidade para esta faixa etária. Neste ano, há turmas abertas em 23 municípios, impactando diretamente mais de 800 idosos.
“Antes do curso eu usava o celular só para receber e fazer ligação para minhas meninas. Não sabia mexer em WhatsApp, Facebook, nada. Hoje já consigo mandar fotos, falar com minhas filhas que moram fora e até trocar mensagens com os colegas que conheci aqui. Foi uma experiência que valeu muito à pena porque, além de aprender, fiz amizades e me sinto mais conectada. Espero que venham outros cursos como esse, porque é muito importante para nós idosos”, afirma Maria Francisca de Avelar, de 74 anos, que concluiu o curso no ano passado.
Atualmente, há turmas abertas nas seguintes cidades: Água Fria de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aporé, Aragoiânia, Colinas do Sul, Catalão, Cristalina, Goiânia, Hidrolândia, Itumbiara, Jaraguá, Jussara, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Rubiataba, Santa Rita do Novo Destino, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Rio Verde e Trindade.
Campo
Executado com recursos do Fundo Protege, o Cidadão Tech Campo já instalou 119 antenas de internet via satélite em 37 municípios de Goiás, beneficiando mais de 25 mil pessoas que vivem em assentamentos rurais. Criado para combater a exclusão digital em áreas rurais com risco de isolamento, o Cidadão Tech Campo é voltado para a população goiana socioeconomicamente vulnerável que vive em assentamentos, comunidades tradicionais e domicílios produtivos sem acesso à internet.
A proposta é ampliar as oportunidades de inclusão social, inovação e desenvolvimento sustentável no meio rural, aliando conectividade à capacitação profissional em tecnologias digitais. O programa foi lançado em julho pela coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, no Povoado Kalunga do Engenho II, em Cavalcante, no Nordeste goiano.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás


