Secti e Sead promovem 1º Workshop Iniciativas de Inovação no Estado de Goiás

Encontro reuniu mais de 90 servidores de diversas pastas do governo que atuam direta ou indiretamente com inovação

Com o objetivo de formar uma rede de agentes de inovação na administração pública, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), promoveu nesta quinta-feira (20) o 1º Workshop Iniciativas de Inovação no Estado de Goiás. O evento foi realizado no Hub Goiás.

O superintendente executivo da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Guilherme Calheiros, falou sobre o tema aos participantes, abordando conceitos, processos, gestão e legislação do marco da inovação e startups.

Na abertura do encontro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, ressaltou a importância da inovação na administração pública e falou sobre a importância de se entender os desafios de cada pasta para que se possa encontrar soluções com o apoio e o envolvimento de todas as partes. “Este é o primeiro de vários eventos para a gente conseguir mapear quais são as necessidades das secretarias para desenvolvimento de políticas públicas que atendam às demandas da sociedade”.

Segundo o titular da Secti, no próximo semestre será lançado um programa que vai trazer Startups para ajudar a trazer soluções. “A gente tem um programa muito forte que é o GovTec, que queremos lançar no segundo semestre. Temos tempo ‘pero no mucho’”, brincou. “Espero que estes encontros nos ajudem a ter mais claramente quais são nossos principais desafios de inovação na administração pública e, mais para frente, construirmos soluções fortes em conjunto: governo, academia, setor produtivo e sociedade”, frisa.

Para Francisco Sérvulo, titular da Secretaria de Administração, a parceria com a Secti vem no sentido de ampliar a sinergia entre os órgãos da administração pública para que a inovação seja disseminada. “Uma das características da inovação é a presença de processos colaborativos. Quer dizer, não existe inovação hoje com iniciativas isoladas: elas ocorrem em cadeia, inclusive em cadeia mundial. Então, é importante que nós todos estejamos neste propósito comum de trazer inovação para o setor público, e levar inovação para a sociedade”, avalia.

A superintendente de Inovação Tecnológica da Secti, Lidiane Abreu, à frente da organização do evento, destaca que as capacitações dos servidores sobre o tema propiciam um ambiente favorável. “A promoção de ações de capacitação em inovação nos permite nos aproximar das realidades e demandas de cada pasta em atender o cidadão. Isto cria um ambiente propício para que as pessoas façam inovações em seus processos de forma mais assertiva”, analisa a superintendente.

Após a apresentação do especialista em inovação Guilherme Calheiros, os servidores presentes foram convidados a falar sobre as ações, as unidades e as principais iniciativas de inovação que suas pastas estão desenvolvendo. As informações serão compiladas pelo escritório de processos da Sead, formando um banco de dados inicial para os próximos trabalhos e encontros.

Fotos: Edinan Ferreira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo