Representantes da Sedi participaram da Feira CIIE, na China, para prospecção de negócios

O superintendente de Negócios Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Edival Lourenço Júnior, antecipou possibilidades de negócios entre o Estado de Goiás e algumas empresas chinesas das províncias de Gansu e Shangxi. As prospecções são resultado da participação de equipe da Sedi, que teve também a gerente de Comércio Exterior, Sara do Socorro Silva, ambos da Subsecretaria Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, na feira China Internacional Import Expo, CIIE 2019, no início deste mês.

Segundo Lourenço, o interesse nos negócios com o Estado ficou mais voltado ao setor de mineração, no intercâmbio tecnológico, no setor de alimentos e também na contratação de técnicos de futebol goiano.

Os representantes da Sedi estavam entre os convidados brasileiros dos setores empresarial, de governos e investidores que participaram em Shanghai, na China, entre os dias 02 e 09 deste mês, do maior evento de prospecção de negócios e de mercado da Ásia, com foco nas empresas interessadas em negócios no mercado chinês, a China Internacional Import Expo, CIIE 2019.

“A China está abrindo as portas do seu mercado interno para os negócios internacionais. O interesse principal é na aquisição de alimentos, em especial ítens demaior valor agregado, que primam pela qualidade e segurança alimentar. Trata-se de um evento gigantesco, onde Goiás pode ser protagonista por ser um grande produtor agrícola”,  avaliou Edival Júnior, que destacou participação nas rodadas de matchmaking promovidas pelo Banco da China,  visitas aos pavilhões da zona de livre comércio, uma espécie de show-room de produtos alimentícios e bebidas, entre outras agendas.

Os representantes da Sedi participoram de reuniões e mantiveram contatos com o maior grupo de e-commerce chinês, o Alibaba, especialista em negócios virtuais, cuja aposta principal concentra-se na automatização das lojas físicas e aprimoramento do e-commerce. Outras experiências foram relatadas pelo representante da Sedi na CIIE 2019, como à empresa Lian Lian Pay, especialista em módulos de pagamento, que pretende expandir para o mundo seu know-how de transações comerciais sem uso de dinheiro, entre outras modalidades de negócios revolucionários, na definição de Edival.

A China Internacional Import Expo, que se realiza na Ásia anualmente, é a mais importante feira de negócios da China, cuja especialidade é oferecer agenda de prospecção de negócios e de mercado para o mundo, de forma inteligente e focada na demanda dos consumidores chineses. Como inovação, a organização do evento reúne num único local todas as tendências de mercado e oportunidades de negócios para oferecer a convidados seletos e com perfil definido de consumo para seus produtos.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo