Rede Itego terá unidade Escola do Futuro para preparar jovens para novas profissões
O Governo de Goiás, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), divulgou, neste sábado (7), que uma unidade da rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Itego) vai sediar a Escola do Futuro. O objetivo é capacitar os alunos para as novas profissões que estão surgindo a partir da tecnologia.
“Teremos uma escola do futuro dentro de uma unidade da rede estadual de ensino profissionalizante capacitando o nosso jovem a se integrar nas novas profissões que estão surgindo a partir da tecnologia”, explicou o titular da Sedi, Adriano da Rocha Lima, que fez o anúncio da novidade durante a solenidade de lançamento dos 15 laboratórios de robótica Include, em parceria com o Instituto Campus Party e com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
A ideia surgiu depois da realização do Fórum Internacional do Trabalho, encerrado na sexta-feira (6), que debateu a relação homem e máquina. Um manifesto produzido após as discussões, que reuniram os filósofos Maria Clara Dias e Clóvis de Barros Filho, o secretário Adriano da Rocha Lima e especialistas em inteligência artificial e robótica.
De acordo com o documento produzido após as discussões durante o Fórum, a educação será fundamental para que as novas tecnologias e, consequentemente, suas implicações no mercado de trabalho sejam mais facilmente absorvidas pela sociedade.
Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, a inteligência artificial e a robótica já são realidades, sendo necessário acelerar as discussões em torno do assunto para evitar que a sociedade seja prejudicada. “Não podemos ficar a reboque, esperando a realidade nos alcançar”, argumentou.