SEDI integra ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Rede dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itego), promove nesta semana (de 21 a 27) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), estimulada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicação, que traz como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.
A programação organizada pela SEDI por meio da Rede Itego é ampla e acontece em diversos munícipios goianos. Durante a semana, a população poderá participar de todas as atividades que incluem ciclo de palestras, oficinas, exposições, workshops, seminários, jogos, entre outros. O objetivo é aproximar os cidadãos e divulgar o conhecimento científico e tecnológico produzido na instituição.
Destaque em Brasília
A Rede Itego também participa a partir desta segunda-feira, 21, da exposição Avenida da Ciência- Mundo MCTIC, que é uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MCTIC. O evento reúne no Parque da Cidade, em Brasília, todas as entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em um espaço interativo com o objetivo de mostrar a ciência que é feita no Brasil.
No local será exposta ao público uma unidade do Colégio Tecnológico Vocacional Móvel (CVT): o Laboratório de Microbiologia e Processamento de Alimentos. A unidade proporcionará aos visitantes participar de uma oficina sensorial desenvolvida para aguçar os cinco sentidos do corpo humano e estimular uma melhor percepção dos alimentos.
Com mais de 180 expositores e 21 mil m² de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia a dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas, como tanques e um caça da Força Aérea, estúdios de rádio e TV, Laboratório de Microbiologia e Processamento de Alimentos e muitas outras atrações.
Desenvolvimento Econômico
A unidade Itego de Formosa, executará o projeto Ciência, Tecnologia e Educação atuando para o Impulsionamento do Desenvolvimento Social e Econômico, contemplado com R$ 180 mil em chamada pública do CNPq. Este projeto abrange municípios localizados na região norte e nordeste do Estado de Goiás, onde encontram-se os três municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Cavalcante (0,584), Flores de Goiás (0,597) e São Domingos (0,597).
A programação dos eventos a serem realizados nos Itegos foi baseada nas necessidades do setor produtivo de cada região, como do Açafrão e do Mel, vinculados ao município de Porangatu.
Em Santo Antônio do Descoberto as ações serão voltadas ao setor de produção alimentícia. No município de Cristalina, por estar localizado na região do entorno do Distrito Federal e ser uma região produtora de hortifruti, serão desenvolvidas ações voltadas à energia renovável, principalmente a energia solar.
Desenvolvimento sustentável
A Importância das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil & Educação Ambiental, que tem abrangência intermunicipal, também foi aprovada pelo CNPq, recebendo aporte de R$ 16 mil.
As atividades abrangem os municípios de Cristalina, Goianésia e Goiatuba com a organização da 1ª Semana Intermunicipal de Inovação e Tecnologia (SIIT), que acontece dentro 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
As unidades do Itego localizadas nestes municípios são as responsáveis pela programação, já que desenvolvem cursos e serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT) na área de energias renováveis, contemplando competências de temas estratégicos em bioeconomia.
Dentre essas unidades, estão o Itego Governador Otávio Lage, em Goianésia, que atua principalmente na capacitação na área de biocombustíveis, com o curso Técnico de Nível Médio em Álcool e Açúcar; o Itego Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina, na área de energias renováveis, com projetos voltados para energia solar; e ainda a unidade Itego Jerônimo Carlos do Prado, em Goiatuba, na área de biocombustíveis, com o curso Superior de Tecnologia Superior em Tecnologia de Produção Sucroalcooleira.
Além das atividades aqui citadas, o evento acontece em todas as unidades da Rede Itego espalhadas pelo Estado de Goiás.
O evento realizado pelo MCTIC vai até o dia 27 de outubro. A entrada é gratuita. Em Brasília o evento estará aberto das 9h às 20h, de segunda a sábado, e domingo, das 10h às 20h. Nas instituições de ensino da Rede Itego o horário de funcionamento será de acordo com a programação de cada unidade.
Clique aqui e acesse a programação