Rede Itego alcançou 15 mil alunos nas regiões Norte, Nordeste e Entorno
Os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) e Colégios Tecnológicos (Cotecs) localizados em Porangatu, Formosa, em Santo Antônio do Descoberto; Cristalina, e ainda outros 31 municípios atendidos por meio dos Cotecs beneficiaram cerca de 15 mil alunos com mais de 128 cursos oferecidos nas modalidades presenciais e a distância (EAD).
Este é o balanço apresentado pela OS Ibraceds à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), responsável pela gestão da Rede Itego que oferece cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional e cursos de formação em Nível Técnico.
O mercado de trabalho das regiões Norte e Nordeste do Estado de Goiás e o Entorno do Distrito Federal recebeu novos profissionais capacitados que buscam qualidade de vida. Cabeleireiros, maquiadoras, técnicos em Zootecnia, padeiros, apicultores e muitos outros profissionais saíram das salas de aula dos Itegos e Cotecs para ganhar a vida com seu próprio sustento.
A regionalização do desenvolvimento de Goiás é uma das metas prioritárias do atual governo. A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) por meio da Rede Itego, tem trabalhado para levar conhecimento à população dos municípios apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
“O conhecimento gera oportunidade e as oportunidades podem gerar qualidade de vida, é isso que buscamos levar e proporcionar aos alunos atendidos pelo Ibraceds”, ressalta o presidente do Ibraceds, Antonio Almeida.
Os avanços alcançados pela Rede Itego também podem ser reconhecidos no trabalho realizado pelo Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT). Mais de oito mil horas divididas entre planejamento, palestras, oficinas e visitas aos Arranjos Produtivos Locais (APL) trabalhando o fortalecimento dos ambientes de inovação, a prestação de serviços tecnológicos, o compromisso com o desenvolvimento da inteligência corporativa e a transferência de tecnologia e inovação.
O planejamento para o próximo ano já prevê ampliação de vagas e ofertas de cursos. A expectativa é de que serão ofertadas, em 2020, 20 mil vagas de ensino distribuídas em cursos gratuitos (presenciais e EAD) de capacitação e qualificação profissional, cursos de formação em Nível Técnico.