Quase 2 mil alunos dos Itegos e Cotecs de Goiás estiveram presentes na Campus Party Goiás
Alunos de 26 Institutos Tecnológicos (Itegos) e 60 Colégios Tecnológicos (Cotecs), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi), distribuídos em unidades de todo o estado de Goiás e vinculados aos Itegos, participaram com entusiasmo desta primeira edição goiana da maior feira de tecnologia mundial, a Campus Party Goiás. Estiveram presentes 1.709 alunos de cursos médios e profissionalizantes das unidades de todo o Estado, beneficiados pelo projeto de ensino do Governo do Estado, puderam desenvolver e colocar à prova seu potencial de criatividade tecnológica nos quatro dias de evento, que aconteceu no shopping Passeio das Águas, em Goiânia.
Vieram estudantes dos Itegos e Cotecs de Mineiros, Catalão, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goiânia, Palmeiras de Goiás, Cristalina, Formosa, Niquelândia, Valparaiso, ceres, Goianésia, Goiatuba, Piracanjuba, Cidades de Goiás, Santa Helena de Goiás, Piracanjuba, Jaraguá, Piranhas, Uruana, entre outros participam desse mergulho tecnológico, desenvolvendo ideias e projetos.
A intenção foi possibilitar que os alunos projetem respostas tecnológicas para problemas reais da administração pública e para a sociedade em geral. Todas as unidades de Itegos e Cotecs foram inseridas na programação de eventos da Campus Party, nos quatro dias da feira com essa proposta. E a motivação dos jovens atestou essa integração dos alunos das escolas públicas estaduais vinculadas às redes Itego e Cotec no grande projeto tecnológico internacional.
Alunos e professores se esmeraram na produção de workshops, oficinas, palestras, exposições, apresentações artísticas de música e dança, e outras formas de expressão de tudo o que aprenderam em salas de aulas e laboratórios de Itegos e Cotecs. O mergulho de quatro dias na grande feira de tecnologia mundial deixou nos jovens a marca definitiva da evolução e da criatividade a partir da linguagem do futuro.
Nos palcos e estandes de apresentações brilharam apresentações dos alunos como a Oficina Sensorial do Campo à Mesa; Processo Produtivo do Mel e da Cera; os workshops games (oficinas e palestras): Modelagem em Software Para Costura; Ilustração Literária Com Anime; Empresa Júnior e sua Importância ao Empreendedorismo nas Artes; Inovação e transferência de conhecimento tecnológico no setor agrícila/mineral: uso do pó de rochas; Tecnologias e Resíduos Sólidos; Indústria 4.0 e a Formação do Perfil Profissional Contemporâneo; Transferência de tecnologia em reprodução animal à pequenos produtores rurais; Transferência de tecnologia em reprodução animal à pequenos produtores rurais; Canvas o Ser ao Centro: Metodologias Emergentes Aplicadas à Solução de Problemas de Negócios; Lançamento do Laboratório de Ideias Itinerante (os visitantes terão acesso a livros e ao processo do início da ideia até a etapa de incubação) além de intervenções artísticas de dança e música feitas pelos alunos do Itego Basileu França.
A Gerente de Gestão da Rede de Itegos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Michelly Ferreira Simões, comemorou a oportunidade dessa participação dos jovens na feira internacional de tecnologia. Segundo ela, “O jovem precisa de oportunidades para desenvolver o seu potencial criativo e inovador. E é esta experiência de imersão em tecnologia e inovação que a Campus Party oportunizou aos alunos da Rede ITEGO e a todos os jovens de Goiás que dela participaram”, finaliza ela.