Programa Sukatech é finalista no Prêmio Goiás Sustentável 2023

O prêmio lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás recebeu mais de 90 inscrições. Os vencedores serão conhecidos na próxima segunda-feira (5).

O Programa Sukatech, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está entre os finalistas do Prêmio Goiás Sustentável 2023, que é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad). O Prêmio faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e a premiação dos vencedores será na próxima segunda-feira (5), às 15h, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Para a final, foram selecionados os três melhores projetos em seis categorias: Servidor Público, Políticas Públicas, Imprensa, Atividade rural e empresarial, Inovação e Terceiro Setor. O Programa Sukatech é finalista na categoria Políticas Públicas.

Ao todo, 91 projetos e trabalhos se inscreveram ao Prêmio, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas de sustentabilidade que tenham impacto positivo na qualidade de vida dos goianos.

Puderam se inscrever ao prêmio: empresas públicas, mistas ou privadas, órgãos públicos, autarquias, terceiro setor, pesquisadores, professores, produtores rurais, empreendedores, autoridades públicas e servidores públicos com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás

Sukatech

O programa Sukatech é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, gerido em parceria pela Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro, que instalou e mantém o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) atuando no recolhimento, tratamento e recondicionamento de computadores e eletroeletrônicos. Os computadores recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

Além disso, o Sukatech realiza a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia em cursos de manutenção de computadores, informática básica e robótica. Durante os cursos, os alunos aprendem de maneira prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos.

Desde o início de sua operação, o Sukatech coletou 205 toneladas de lixo eletrônico e recondicionou e doou quase 400 computadores a 16 instituições sociais. Mais de 500 alunos já foram certificados nos cursos oferecidos gratuitamente e muitos deles conseguiram se inserir no mercado de trabalho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo