Primeiro dia da Campus Party destaca como a tecnologia melhorou a educação e a prestação de serviços públicos em Goiás

Evento prossegue até este sábado, com destaque para o Palco Goiás, no Passeio das Águas Shopping. Todas as atividades têm transmissão 100% online

O uso da tecnologia pelo poder público, especialmente na melhoria da educação, formação profissional e digitalização dos serviços prestados, foram os principais temas de debate no Palco Goiás no primeiro dia da Campus Party Digital, nesta quinta-feira (22), no Passeio das Águas Shopping. A maior experiência para fãs de tecnologia do mundo prossegue até este sábado (24), com transmissão 100% digital pelo link.

“Cada ano que passa, Goiás se torna mais inovador, empreendedor e digitalizado, melhorando as condições para que as pessoas possam desenvolver e estruturar suas ideias criativas dentro de um ambiente tecnológico. É isso que mostramos dentro da Campus Party neste primeiro dia. Estamos conectando as pessoas à inovação, à tecnologia e ao pensamento empreendedor”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

A abertura oficial do evento coube ao governador Ronaldo Caiado, que participou do painel “Uso da tecnologia na educação”, ao lado dos secretários Adriano da Rocha Lima (Governadoria) e Fátima Gavioli (Educação), além das presenças virtuais do filósofo Clóvis Rossi e a professora Ana Cristina Sousa.

“Goiás era um dos Estados que menos atendia à população e que menos fornecia resultado em informatização e serviço digital. Estávamos no 10º lugar e, no entanto, hoje Goiás é 7º no ranking”, comentou o governador, sobre o desempenho do Estado Índice Abep-Tic de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”, divulgado no início do mês.

O governador ainda lembrou do legado deixado pela Campus Party 2019, a última presencial e o primeiro ano em Goiás, que foi inaugurado este ano: os seis laboratórios Include, fruto de parceria com o Instituto Campus Party. Mais 20 unidades estão previstas para entrega. Os laboratórios são equipados com o que há de mais moderno em tecnologia e inteligência artificial e atendem estudantes da rede estadual de ensino.

“Um agradecimento especial ao Francesco (Farruggia, presidente do ICP), que tem olhado com muito carinho nosso Estado para que pudéssemos promover eventos que motivem as crianças e os jovens com os laboratórios de robótica, estimulando não só a teoria, mas a prática”, enfatizou Caiado.

Fátima Gavioli contou como a realidade dos alunos da rede estadual mudou após a implantação do Include. “Vocês escolheram muito bem as comunidades mais vulneráveis para colocar esses laboratórios. Ao recebê-los, eles se sentiram extremamente prestigiados”, relatou. Segundo Fátima Gavioli, os laboratórios são uma espécie de chamativo para que os estudantes retornem às aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto. “Acabaram sendo uma ‘chama’ para eles entenderem que estamos cuidando de todos, principalmente dos que não têm acesso nenhum”, concluiu a secretária.

 

Remota

Em virtude da pandemia, a Campus Party é realizada em Goiás no formato híbrido, com um palco remoto no Passeio das Águas. O espaço no shopping não tem cadeiras para o público. Até este sábado (24) serão 23 atividades, como workshops, palestras e painéis, promovidas por 13 parceiros e três secretarias de Estado. Os especialistas vão discutir temas diversos, como economia circular, biotecnologia, inteligência artificial, resíduos sólidos, empreendedorismo, energia hidrelétrica, ecossistema de inovação e vendas no delivery, dentre outros.

O secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, destacou que o formato híbrido possibilita a participação de pessoas que não poderiam vir a Goiás. “Temos cinco países da América Latina (Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai) participando em conjunto e duas unidades da federação, além Goiás. Esperamos que no ano que vem possamos fazer de forma presencial, como foi feito em 2019, quando tivemos um surpreendente público de 70 mil pessoas”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo