Pessoas com sintomas de Covid-19 podem tirar dúvidas com atendente virtual
Com o objetivo de auxiliar a população a tirar dúvidas sobre os sintomas da Covid 19 e evitar que se contamine em filas de hospitais ou em salas de espera de consultórios e clínicas, o Governo de Goiás oferece mais uma ferramenta de atendimento e informação. Vitória é o nome da atendente virtual disponível na página www.saude.go.gov.br/coronavirus , que faz uma triagem utilizando inteligência artificial.
Nesta etapa, são realizadas algumas perguntas e o cidadão receberá algumas orientações. Caso seja identificada a presença de sintomas que possam ser da Covid-19, a pessoa é encaminhada para os demais níveis de atendimentos com consulta de enfermagem ou médica, que também serão realizados online, via chat ou teleatendimento com um profissional da saúde.
Para o desenvolvimento da plataforma, a equipe da subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) utilizou uma ferramenta de chat brasileira e gratuita, que foi instalada, configurada e customizada no Data Center do Estado, com o apoio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG). A STI também atuou no treinamento da equipe da Secretaria da Saúde que opera a plataforma.
O chatbot Vitória faz parte da Central de Orientações (CORI), que atende a população também por meio do número 3201-9300. Os atendimentos são prestados por uma equipe composta por profissionais de saúde, devidamente capacitados, de diferentes setores da SES-GO, das 7 às 19 horas, todos os dias da semana. O objetivo da Central por telefone ou pelo chatbot Vitória é evitar que as pessoas se desloquem sem a devida necessidade até as unidades de saúde, possibilitando, portanto, que a população tire suas dúvidas sem sair de casa, por meio da CORI.