No Palco Goiás da Campus Party Digital, Clóvis de Barros Filho defende projetos pedagógicos voltados para capacitação

No segundo dia de programação da Campus Party Digital Edition, sexta-feira (10), o Palco Goiás recebeu o  professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, um dos mais requisitados palestrantes do país. Clóvis apresentou a reflexão sobre como ficam as relações humanas, sobretudo entre professor e aluno, diante do processo de digitalização do ensino.

Na palestra “Olhando além da digitalização: professores e alunos, o humano dentro do processo de mudança”, o pesquisador abordou sobre a importância de projetos pedagógicos voltados para 5 tipos de capacitações: a capacitação na tomada de decisões; na busca pela excelência;  capacitação para servir; capacitação para relacionar o estudo à alegria e a capacitação na questão moral. “O estudante precisa ser capaz, emocional e cognitivamente, de tomar suas próprias decisões e sentir-se motivado para agir com excelência,” afirmou Clóvis.

Para o filósofo, “o aluno deve ser ensinado a manter os espaços da escola limpos, para refletir sobre ética e o cuidado consigo mesmo e com o local onde estuda.” Clóvis sugere que os estudantes, em forma de rodízio, limpem os banheiros, as salas de aula, cozinhem e compartilhem das tarefas realizadas pela equipe de apoio, pois acredita que esse tipo de projeto proporciona dignidade a todos os envolvidos na comunidade escolar.

“Cada um de nós é dotado de certa energia para viver e essa energia pode subir, e é o que nós chamamos de "alegria", ganho de potência de agir, interação, então estudar se tornará prazeroso”, disse ele. O filósofo pontua que os professores, gestores e comunidade escolar com um todo precisam relacionar o estudo à alegria.

Segundo Clóvis, o estudante necessita também de uma formação moral adequada para que ele mesmo possa discernir sobre a melhor maneira de agir, e que seu comportamento não dependa de agentes ou elementos fiscalizadores. “Me inquieta o fato de a diretora de escola dizer: "Vocês devem se comportar porque tem uma câmera fiscalizando". Ela passou por cima da possibilidade daquela criança ter uma formação suficiente para agir adequadamente sem nenhum tipo de repressão”, concluiu.

A palestra foi realizada na plataforma YouTube da Rede Itego.

SOBRE O PALESTRANTE

Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países. Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005. Tem como clientes empresas de todos os portes, de inúmeros ramos de negócios, por todo o Brasil.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1985), Mestre em Science Politique – Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO e colunista de Ética da Revista Filosofia Ciência & Vida.

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo