Metas para o agronegócio: apoiar os produtores rurais e minimizar entraves governamentais
Antônio Carlos de Souza, assume a superintendência de Agricultura até a reforma administrativa do Governo Caiado
A agropecuária recebe lugar de destaque no governo Ronaldo Caiado com a implantação de uma secretaria voltada para este importante setor da economia goiana e brasileira. O secretário que deverá assumir a pasta já foi anunciado, será Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Enquanto a reforma administrativa está sendo estruturada, Lima Neto foi nomeado como superintendente de Agricultura, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED).
“Este é um dos setores mais dinâmicos da economia do nosso Estado, que se contabiliza pelo crescimento do PIB e também principalmente pela balança comercial favorável. A nossa missão é dar maior apoio tanto ao pequeno quanto ao grande produtor, para que possamos gerar mais renda e emprego para Goiás”, informa Lima Neto.
Segundo o futuro Secretário, o desafio é buscar uma gestão eficiente e com resultados para curto, médio e longo prazo e com a elaboração de bons projetos para angariar parcerias e recursos para a execução.
Ex-superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Antônio Carlos de Souza avalia que o produtor rural tem enfrentado muitas dificuldades burocráticas que proporcionam empecilhos em todo o segmento. “A nossa meta é melhorar os processos com o objetivo de auxiliar os produtores a crescerem, e com o apoio que temos da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), do Senar, da Organização das Cooperativas (OCB) e de outras entidades, acreditamos que isto será possível”, ressalta.
Outro ponto de destaque na nova gestão será o fortalecimento do trabalho de assistência técnica rural. “Vamos ajudar o produtor rural a se desenvolver e ter rentabilidade, a produzir mais com menos. Para tanto temos parceiros como Emater, que queremos estruturar ainda mais, e também buscaremos parcerias a exemplo do Sistema S”, planeja.
O superintendente Antônio Carlos de Souza conta ainda que as secretarias de governo trabalharam em sinergia, citando que a Secretaria de Meio Ambiente será parceira da Secretaria de Agricultura.
Comunicação Setorial – SED