MEC sugere parceria junto ao governo de Goiás para desenvolver região nordeste

Ministério quer melhorias nas escolas estaduais para formar mão de obra para empresas que vão se instalar junto com a usina fotovoltaica

O Ministério da Educação (MEC) acompanha de perto o projeto de instalação da usina fotovoltaica em São João d´Aliança, no Nordeste do Estado. De acordo com o diretor de Articulação e Expansão de Educação do MEC, Wilson Nobre Filho, a intenção é capacitar diretamente as escolas da região para formar profissionais para o trabalho na usina, na fábrica de placas e no parque tecnológico que serão instaladas na região.

“Podemos fazer disso um case para o mundo. Estamos analisando as áreas novas que estão surgindo para desenhar as demandas de profissionais que serão necessárias. A energia sustentável é uma delas”, explicou Wilson, que esteve nesta quinta-feira em reunião da rede colaborativa “Todos pela Educação”, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A reunião contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, dos secretários da Educação, Fátima Gaviolli, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima e de representantes do Instituto Ayrton Senna, Natura, Leman, Banco Itaú, Unibanco e do Conselho Nacional de Educação.

Durante a reunião, o diretor do MEC fez elogios ao projeto da usina, deixando claro a intenção de contribuir para que os empregos gerados através destes novos investimentos na região sejam ocupados pela população local, por meio da formatação de um processo que capacite diretamente as escolas da região a formar os profissionais necessários.

Na reunião, foi apresentado também o projeto Educação Empreendedora, uma iniciativa da secretaria de Educação em parceria com o Sebrae. A ideia teve o apoio e o estímulo da superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SEDI, que acredita que os primeiros passos para o empreendedorismo começam na escola.   

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo