Instituições atendem a chamado do Governo e apresentam propostas para operação do Centro de Convenções de Anápolis
Com o objetivo de compor um projeto para gestão e operação do Centro de Convenções de Anápolis, a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação abriu, via Chamamento Público, Edital para que instituições com experiência nesta área apresentassem anteprojetos. Ao final do prazo, encerrado em 20 de agosto, quatro instituições apresentaram ideias para operacionalizar o local, que servirá de referência para todo o ecossistema de inovação goiano.
“Os anteprojetos recebidos não tiveram custo para o Estado, são de instituições e empresas que têm interesse em apresentar suas propostas de trabalho e, a partir disso, nós vamos fazer uma análise para construir o que vai atender melhor o Estado e suas expectativas”, explicou o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da SEDI, José Teodoro Coelho.
O objetivo do chamamento público é de estruturar um Centro de Inovação que funcionará no Centro de Convenções de Anápolis, abrigando empresas e instituições interessadas em investir em inovação tecnológica.
Dentro de um prazo de 60 dias, o superintendente José Teodoro Coelho explica que uma equipe técnica da SEDI analisará todas as propostas apresentadas, podendo adotar uma delas ou partes de cada uma para compor um projeto final. “Esses anteprojetos não tem classificação, na verdade, podemos adotar um deles ou pegar o que tem de bom em cada um e compor um projeto da SEDI”.
Os participantes do Chamamento tiveram como base para o desenvolvimento do anteprojeto um Termo de Referência e o Edital, os quais traziam claramente o objetivo do Governo de Goiás de transformar o Centro de Convenções de Anápolis em um espaço para o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação de Goiás, com foco no desenvolvimento industrial e regional.
Centro de Excelência Ferroviário
Dentro desta perspectiva, o Centro de Convenções de Anápolis foi o lugar escolhido, pelo Governador Ronaldo Caiado, para a instalação do maior Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária da América Latina.
Nesta sexta-feira (21), Caiado visitou o espaço e o apresentou para o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Minfra, Marcelo da Costa Vieira, acompanhado pelo secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. O superintendente José Teodoro Coelho e o gerente de Desenvolvimento de Parques Tecnológicos da Sedi, Marcelo Alves de Souza também participaram da visita técnica.
A previsão é que os investimentos para a implantação e manutenção do Centro de Excelência, ao longo de 30 anos, chegue a R$ 60 bilhões, recursos do fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres. “É algo inédito o que está sendo construído aqui e será, indiscutivelmente, um grande polo de inovação e de pesquisa”, frisou o governador Ronaldo Caiado durante a visita.
O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcelo da Costa Vieira, destacou que uma das partes mais importantes do projeto acontece nesse ano com a definição do escopo. O Governo deve ouvir diversos setores como a academia, para levantar as necessidades quanto a novas técnicas, áreas de instalação dos laboratórios, e também consultará a indústria, para captar as suas demandas.
“Com tudo isso, (vamos) formatar e disponibilizar a área que nós já temos construída para lotear aquilo que é necessário e fazer o faseamento do projeto” informou. Segundo Marcelo Vieira, a previsão é que em 2021 o projeto de engenharia e o desenho arquitetônico já estejam definidos e em implantação.