Hub Goiás começa operação, nesta segunda-feira, com seleção de startups para seu primeiro programa de pré-aceleração
Programa Madurar vai selecionar 24 empresas que desenvolvam produtos e serviços inovadores, para acompanhamento e mentoria. Interessados podem se inscrever no site https://hubgoias.org.br , onde também é possível fazer o cadastro para receber a política de uso dos espaços de coworking
O Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador Hub Goiás abriu as portas oficialmente nesta segunda-feira (31). O espaço, localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia, recebeu um investimento de R$ 12 milhões do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). Ao todo, serão investidos mais R$ 4,5 milhões para incentivar e acelerar novos negócios no estado nos próximos três anos.
O evento contou com o lançamento do Madurar, primeiro programa de pré-aceleração do Hub Goiás, que vai selecionar 24 empreendimentos que desenvolvam produtos e serviços inovadores. As inscrições estão abertas e acontecem até o dia 15 de setembro. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site https://hubgoias.org.br . Pelo site, também é possível fazer o cadastro para receber a política de uso dos espaços de coworking.
O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirma que o Hub Goiás será um espaço para o desenvolvimento de negócios inovadores e de novos talentos, com ambientes gratuitos e programas de incentivo. “Em um estado de oportunidades, não ter renda não pode ser impedimento para um talento trabalhar o seu sonho. Queremos que aqui seja o espaço para que talentos, com ou sem renda, possam ter uma ideia, tirar ela do papel e fazer nosso estado crescer”.
Para o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o incentivo à inovação gera competitividade e crescimento para o Estado, por isso, é fundamental que as empresas tenham apoio. “O potencial que nós temos de desenvolvimento em Goiás é muito grande e focar em empresas inovadoras é o que vai garantir que este desenvolvimento acelere de forma sustentável”, disse o secretário ao defender que espaços como o Hub Goiás maximizam as chances de sucesso dos empreendedores.
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, empresa selecionada para gerir o Hub Goiás, apresentou o trabalho desenvolvido por eles no parque tecnológico de Recife, que foi eleito, por três vezes, o melhor do Brasil. “O que nós queremos é colocar a alma dentro desse projeto. O Hub Goiás precisa ser um espaço de encontro de todo mundo que trabalha com conhecimento para que a gente possa potencializar isso ao máximo”.
Portas abertas
O superintendente de Inovação do Hub Goiás, Leonardo Magalhães, apresentou o plano de trabalho e ações que serão desenvolvidas dentro do Hub Goiás, começando pelo programa Madurar. “O programa de pré-aceleração terá uma parte de workshops, capacitação, mentorias, avaliações e diagnósticos. O projeto também prevê trazer especialistas para fazer monitoramento junto com a gente e as startups locais”.
Leonardo também falou sobre a política para coworking. “Nós queremos juntar as grandes empresas que trabalham com inovação, que naturalmente não precisa do desconto, com startups que estão começando e não tem renda, mas podem criar uma oportunidade de conexão”.
Nos próximos meses serão lançados novos editais de incentivo à inovação, como programa GovTech, Goianas na Ciência e Inovação, e de incentivo a negócios de impacto socioambiental. Para 2023, o plano de trabalho do Hub Goiás ainda prevê várias ações, como a realização de treinamentos, capacitações, hackthons e bootcamps.
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás