Hackathon Goiás Digital 2020 divulga as equipes selecionadas para o desafio de 24h
A comissão organizadora do Hackathon Goiás Digital 2020 anunciou as propostas selecionadas para participar do desafio que começou nesta sexta-feira, às 15 h, e termina no sábado no mesmo horário.
De 162 inscritos, 37 foram para a 2ª fase da maratona que se refere ao desenvolvimento da solução apresentada. O gerente de Fomento às Incubadoras e Startups da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), Carlos Magno, membro da Comissão Organizadora do desafio, e Pedro Renan, CEO da PRTE, empresa que está na coordenação do hackathon, divulgaram o nome das oito equipes selecionadas e o tema em que cada uma vai trabalhar.
Antes da divulgação das equipes selecionadas, Carlos Magno ressaltou o interesse dos goianos em participar deste desafio. ”Mesmo antes do anúncio da premiação, já tínhamos muitos inscritos, e isso é muito bacana, pois demonstra que eles estão mais interessados em pensar como transforma a vida das pessoas por meio da tecnologia”, elogiou.
A participação das mulheres foi outro ponto que chamou a atenção dos organizadores. Entre os 37 maratonistas selecionados, 11 são mulheres. Além disso, sete das oito equipes têm uma representante do sexo feminino. “É um número expressivo, pois normalmente não temos tantas mulheres participando desses desafios”, explica o gerente da SEDI, Carlos Magno.
Os sete desafios apresentados aos inscritos foram: Equilíbrio entre Economia e Isolamento Social (SES), Prevendo surtos de Dengue (SES), Padrão de Óbitos por Município (SES), Agroindústria (FIEG), Recuperação do Setor da Moda (FIEG), Agricultura Familiar (Campo Lab) e Bovinocultura de Corte (Campo Lab), dentre eles, o que obteve maior interesse dos participantes foi o da Agricultura Familiar, que foi alvo de cerca de 60% propostas recebidas, informou o coordenador do Hackthon, Pedro Renan.
Os critérios utilizados pela comissão avaliadora para a seleção das propostas foram: Proposta de Valor; Criatividade; Inovação; Possibilidade de Implementação; Uso dos recursos tecnológicos disponibilizados.
Veja abaixo as equipes selecionadas:
Equipe – Desafio
ReZero – Agricultura Familiar
DWVL – Agricultura Familiar
Cesta Feira – Agricultura Familar
Yggdrasil’serve – Agricultura Familiar
Agro Bois – Agricultura Familiar
SmartMuu – Bovinocultura de Corte
Z(xn)³ – Prevendo Surtos de Dengue
LEDTHINKING – Equilíbrio entre economia e isolamento social
Entenda os desafios:
Agricultura Familiar: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos agricultores familiares em realizarem a venda e distribuição de seus produtos ao consumidor, e que com a pandemia do coronavírus, este produtores tiveram as vendas para a merenda escolar reduzidas ou canceladas, o desafio proposto pelo Campo Lab é que os maratonistas criem uma solução para que esta produção chegue às casas dos consumidores, considerando o shelf live (prazo de validade/tempo de vida) de cada produto.
Bovinocultura de Corte: O cenário é a implantação da rastreabilidade no Brasil, que provocou mudanças de hábitos dos pecuaristas levando à implantação de novos processos na produção da carne bovina, e adoção de tecnologia, sensores e treinamento. O desafio proposto é a melhoria do sistema de rastreamento, de forma a solucionar a questão de furto de animais e melhorar o método utilizado para rastrear bovinos.
Equilíbrio entre Economia e Isolamento Social: soluções que permitam o equilíbrio entre o isolamento social, que é importante para desacelerar a transmissão do novo coronavírus, e a manutenção das atividades econômicas, para minimizar os impactos sociais como o desemprego.
Prevendo surtos de Dengue: desenvolver uma solução/plataforma para acesso do gestor público que de alguma forma possa prever quando um município terá este surto maior de casos de dengue ou, no mínimo, alertar quando ele começar, para que com esta informação possa intervir e mitigar o número de casos.
Para saber mais sobre todos desafios propostos acesse:
https://hackathoncpgoias.prte.com.br/#desafios