Governo do Piauí vem a Goiás conhecer iniciativas goianas de tecnologia e inovação
Sucesso de ações como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e do programa GovTech tem elevado Goiás a uma posição de referência nacional
As iniciativas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação implantadas em Goiás têm se destacado como referência para outros estados brasileiros. Nesta quinta-feira (20), representante do governo do Piauí veio ao estado conhecer iniciativas goianas na área, especialmente o programa GovTech e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), instituição criada dentro da política de centros de excelência do governo estadual e que já é referência na América Latina.
André Macedo, secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, foi recebido pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, e destacou os avanços alcançados pelo estado. “É muito bom ver o avanço da ciência e tecnologia do Estado de Goiás, e é importante para a gente aprender com quem está fazendo. Trazemos as nossas experiências e levamos as de Goiás. É uma parceria que nasce entre os dois estados”, ressaltou André Macedo.
“Goiás tem se tornado referência em tecnologia e inovação e é sempre importante trocar experiências com outros estados que também têm atuado na área”, afirmou José Frederico. Além de Piauí, já vieram a Goiás conhecer as iniciativas na área de tecnologia e inovação estados como Espírito Santo e Pernambuco, ministérios do governo federal e representantes de outros países como China e Índia — Goiás firmou parceria inédita com o T-Hub, o maior hub de startups da Ásia, durante a missão oficial do governador Ronaldo Caiado ao país e, desde então, já foram realizadas reuniões de aproximação e trocas de experiências.
Ceia e GovTech
Objeto de atenção no país, o Ceia é referência em inteligência artificial na América Latina. Criado em 2019 com um investimento inicial de R$ 12 milhões do governo estadual, o centro já ultrapassou a marca de R$ 320 milhões em investimentos captados, oferecendo soluções inovadoras para todo o país, além de fomentar novos negócios. O Ceia também abriga o primeiro Centro de Competências em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais, atraindo investimentos para o desenvolvimento de tecnologias de ponta.
Outro grande destaque de Goiás é o GovTech, maior programa de inovação aberta voltado para a modernização do setor público do estado. O programa está em sua segunda edição e conta com a participação de seis secretarias estaduais apresentando desafios reais de gestão a serem solucionados por startups e empresas inovadoras de todo o Brasil. Coordenado pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Administração (Sead), e com o suporte do Hub Goiás, o primeiro hub público de inovação do Centro-Oeste, o GovTech tornou-se uma referência, atraindo crescente interesse de outros estados.
Nesta nova fase, o GovTech aposta na aplicação do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), uma modalidade de licitação pioneira que permitirá ao poder público construir e testar soluções antes da contratação definitiva. O modelo de CPSI do estado é, inclusive, elogiado por autoridades técnicas do país, visto que é um modelo novo de contratação no Brasil. “Goiás está muito mais avançado que outros estados em relação ao modelo de CPSI”, disse o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Arby Rech, durante lançamento do novo ciclo do programa no último dia 14.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás