Governo de Goiás utiliza solução de big data para auxiliar no monitoramento da pandemia da Covid19

Painéis trazem informações atualizadas sobre distanciamento social, locomoção, números de casos, entre outros dados

 

O uso das novas tecnologias tem sido estratégico para o Governo de Goiás no monitoramento, controle e contenção da Covid-19. Para acompanhar, diariamente, a evolução da doença e avaliar o índice de isolamento social no Estado e municípios, foi adotada uma solução de big data que permitiu a criação de indicadores capazes de oferecer informações como variações no consumo de energia elétrica, tráfego de veículos nas rodovias goianas, fluxo do transporte coletivo na região metropolitana e a movimentação financeira do comércio. 

 

Batizada de Sala de Situação, a solução tecnológica foi implantada no décimo andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e reúne diversos televisores, cada um com uma informação diferente para municiar o governador Ronaldo Caiado com dados. Além disso, os paineis também podem ser acessados por computador, celular ou tablet, o que permite ao chefe do Executivo acompanhamento 24 horas por dia de onde ele estiver. 

A solução de big data foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, que reuniu dados coletados de fontes variadas como as secretarias da Economia e Saúde, a Enel, Redemob, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a empresa In Loco, especializada em georeferenciamento. 

“Recebemos uma diversidade de informações, em formatos diferentes e domínios diversos e, em apenas duas semanas, conseguimos processar e refinar esses dados, dando origem a diversos indicadores que mostram, sob diferentes pontos de vista, como está o isolamento social e onde estão as principais aglomerações de pessoas no Estado”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

Dados

Na Sala de Situação, podem ser observados nos painéis, sob diversos filtros e aspectos comparativos, a evolução diária do volume de emissão de notas fiscais por município e bairro; o índice de isolamento social geolocalizado, fornecido pela empresa InLoco, do Estado e seu posicionamento em relação a outros estados do Brasil; movimentação de passageiros no transporte público da Região Metropolitana, por terminal e linhas regulares fora de terminais; do consumo de energia elétrica por município e classe; a evolução dos casos confirmados e óbitos do covid19 pelo Estado; e o fluxo de veículos nas rodovias estaduais, em mais de 260 pontos de monitoramento, classificados por tipo de veículo.

Além disso, a ferramenta permite o cruzamento de diversas informações possibilitando a sua correlação e avaliação em relação a diferentes períodos. A solução de big data desenvolvida pela subsecretaria de Tecnologia da Informação é mais um exemplo de como a tecnologia é fundamental para os desafios que surgiram com a pandemia do novo coronavírus.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo