Governo de Goiás lança terceira edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prêmio reconhece profissionais e instituições que impulsionam o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador em Goiás e no Brasil

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança a terceira edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação. A premiação de 2024 reconhece profissionais e instituições que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no estado e no Brasil. As indicações podem ser feitas até o dia 19 de novembro, com premiação final prevista para o mês de fevereiro de 2025.

O prêmio é alinhado ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti, contando com sete categorias que abrangem pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, pesquisadores e empresas inovadoras, profissionais de comunicação e outras categorias que pretendem valorizar os diversos atores que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de Goiás.

“Goiás tem mostrado para o Brasil que é possível avançar usando ciência e tecnologia para gerar inovações que transformam a vida da população. O governador Ronaldo Caiado é um gestor da ciência e, por meio do Goiás Social, temos incentivado pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica a usar a tecnologia em seu favor e de suas comunidades. Por isso a importância de premiar quem produz ciência e inovação no estado”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

Outra novidade nesta edição é a premiação a estudantes de pós-graduação de destaque, em todas as áreas do conhecimento. “É uma forma de reconhecer e valorizar o protagonismo de pesquisadores e empresas goianas em projetos de ciência, tecnologia e inovação, além de destacar o papel fundamental da ciência e do fomento à pesquisa e inovação para o desenvolvimento social e econômico do estado e do país”, destaca o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.

Além dos certificados de reconhecimento, o primeiro colocado em cada uma das categorias de pesquisador de destaque, pesquisador inovador e profissional de comunicação serão indicados pela Fapeg para concorrer à etapa nacional do Prêmio Confap 2024, com premiação financeira de até R$ 10 mil. As indicações devem ser feitas por Instituições de Ensino Superior, Instituições de Ciência e Tecnologia e empresas sediadas em Goiás, através da plataforma Sparkx-Fapeg goias.gov.br/fapeg até o dia 19 de novembro.

Foto: Edinan Ferreira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo