Governo de Goiás inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação, em Goiânia

Viabilização da unidade, no Bairro Floresta, é resultado do programa Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com Programando o Futuro e tem, entre os objetivos, capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade na área de tecnologia

O Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), inaugura, nesta terça-feira (15/3), às 15h, o Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC), na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia. Conduzem o evento a coordenadora do GPS e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.   

O programa, gerenciado pela organização Programando o Futuro, permitiu a estruturação do CRC é o Sukatech, iniciativa que está sob um guarda-chuva conceitual maior, o Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais com o propósito de mitigar a vulnerabilidade social e que, para isso, reúne diversas áreas do governo em prol de uma saída sustentável da pobreza. Não à toa, o local do primeiro CRC a ser inaugurado fica no Bairro Floresta, considerado um dos mais carentes e com maiores índices de violência de Goiânia.

“A orientação do governador Ronaldo Caiado é para que o enfrentamento da pobreza seja um trabalho multidisciplinar dentro do Governo de Goiás, portanto o Goiás Social tem parcerias com as mais diversas secretarias de Estado e a Sedi não é diferente. Sabemos que por meio da tecnologia, da educação e da capacitação, esses jovens terão oportunidades de mudar suas histórias de vida e de suas famílias", explica a primeira-dama Gracinha Caiado.

O secretário Marcio Cesar Pereira explica que a Sedi promove o Sukatech, que tem o objetivo de promover a implantação e operacionalização do CRC, que irá reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, animar a cadeia produtiva do segmento, capacitar jovens e adolescentes na área de tecnologia, e promover a educação ambiental.

A unidade do Bairro Floresta terá capacidade para processar 500 toneladas de lixo eletrônico e recondicionar 1,5 mil computadores, que serão doados, posteriormente, aos órgãos e às escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social. A proposta ainda prevê a capacitação de mil alunos, que terão acesso a cursos de informática básica, robótica e manutenção de computadores, além da realização de quatro campanhas de educação ambiental, em forma de gincana nas escolas e caravana do descarte.

Serviço

Assunto: Governo de Goiás inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação, em Goiânia

Quando: Terça-feira (15/3), às 15h

Onde: Quadra de Esportes da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt – Rua BF-25, esquina com Avenida JC-15, Bairro Floresta, Goiânia.

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo