Governo de Goiás inaugura laboratórios de tecnologia e ambientes de inovação da Escola do Futuro, em Santo Antônio do Descoberto

Fotos: Júnior Guimarães

Estrutura montada na EFG Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira está equipada com o que há de mais moderno, incluindo um braço robótico, para ampliar a formação e experiências dos estudantes

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou, nesta sexta-feira (12/05), os novos laboratórios de tecnologia e ambientes de inovação da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto.

Ao todo, foram inaugurados oito laboratórios de tecnologia, sendo eles: de Robótica, Eletrônica, STEAM, Tecnologia da Automação, Criativo, Informática, E-sports e Inteligência Artificial; além de três espaços de inovação (STAI): coworking, Inove Lab e espaço de pré-incubação. Por meio do Fundo Protege, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 7 milhões na aquisição de equipamentos para montagem dos ambientes, incluindo um braço robótico, que ampliará a formação e experiências dos estudantes.

Durante o evento, Gracinha Caiado ressaltou que as Escolas do Futuro representam oportunidade e qualificação em áreas estratégicas para Goiás. “Antes de Ronaldo Caiado, as crianças e jovens que tinham oportunidade eram as que viviam em grandes centros. Hoje, o governador traz à nossa juventude, em cada canto do Estado, a oportunidade por meio da educação, sem deixar ninguém para trás”, salientou.

O secretário José Frederico Lyra Netto destacou que recebeu determinação expressa do governador para garantir aos jovens goianos todas as condições para que sejam competitivos no mercado de trabalho. “O que a gente está entregando hoje é algo de primeiro mundo. Essa escola técnica é pública e gratuita. A gente tem de quebrar esse paradigma de que o que é do governo é de segunda categoria. O que é público tem que ser melhor”, ressaltou.

Além da estruturação dos laboratórios, a EFG Sarah Luísa Lemos Kubitschek Oliveira recebeu mais de R$ 3 milhões em investimentos para execução de obras. Esses recursos são provenientes de convênio firmado com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo de Goiás. Desde agosto 2021, quase 1,5 mil alunos concluíram cursos na unidade.

“Hoje, as Escolas do Futuro de Goiás representam a chance de um futuro melhor para a nossa juventude”, finalizou Gracinha, durante o evento desta sexta. A cerimônia em Santo Antônio do Descoberto teve também as presenças dos deputados estaduais André do Premium e Gugu Nader, da deputada federal Lêda Borges, da chefe da Assessoria do MCTI para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), Denise Carvalho, e do prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato.

Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro de Goiás oferecem cursos gratuitos de capacitação, qualificação profissional, técnico de nível médio e superior de tecnologia, nas modalidades online, presencial e à distância. Estes cursos estão organizados em trilhas formativas, que são associadas a três eixos tecnológicos: Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design. Ao todo, Goiás conta com quatro unidades em operação: EFG Luiz Bittencourt, em Goiânia; EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; EFG Sarah Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto; EFG em Artes Basileu França, também na capital. Desde 2021, 4,9 mil alunos concluíram cursos nas unidades.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo