Governo de Goiás envia talentos ao Festival de Dança de Joinville
Bailarinos do EFG Basileu França premiados no Brasil e exterior estão em Santa Catarina para participar do principal festival de dança do país. Em 2022, instituição do Governo de Goiás conquistou dez prêmios na competição
Referência nacional de balé, a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França marca presença em diversas categorias do Festival de Dança de Joinville, realizado até o dia 29 de julho, em Santa Catarina. Os bailarinos da instituição chegam à 40ª edição do maior evento de dança do Brasil com boas perspectivas de premiação para Goiás. Na última edição, talentos descobertos no Basileu França conquistaram dez prêmios.
“Goiás produz balé de primeiro mundo. Nossos bailarinos e bailarinas são referência nacional e até mundial na dança, ganhando prêmios por onde vão. Isso é fruto de uma formação profissional de excelência ofertada pelo Governo de Goiás. Não existe futuro sem arte e, por meio dela, essa moçada inspira muita gente e vai continuar inspirando”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Em 2023, o festival teve recorde de coreografias inscritas: são 4.658 trabalhos. Os corpos de baile da EFG Basileu França irão concorrer na mostra competitiva em sete categorias, entre elas, balé clássico de repertório variação sênior, conjunto neoclássico sênior e balé de repertório infantil.
Na categoria Grand Pas de Deux, concorrem os pares Ana Luísa Negrão e Caio Baratelli; Nattália Tiemi Nakamura e João Felipe Santana. Na categoria Pas de Deux Júnior, compete o par Antonia Manrique e João Pedro Santos Silva. Na categoria solo masculino sênior, concorre André Marra; na categoria solo feminino sênior, Abril Marcucci. João Pedro disputa ainda as categorias variação masculina júnior e solo masculino Júnior, e Antonia Manrique, na categoria solo feminino júnior.
Festival Meia Ponta
Os bailarinos nascidos de 2011 a 2013 têm uma competição exclusiva no Festival. Em 2022, o vencedor foi o Balé Infantil da EFG Basileu França. Neste ano, 22 crianças da instituição vão participar da competição na mesma categoria, o balé de repertório. Haverá ainda a participação da bailarina Iolanda Caillaux, que irá apresentar um solo na categoria variação de repertório.
Os primeiros lugares da competição Festival Meia Ponta se apresentam novamente na Tarde dos Campeões, quando são entregues os prêmios de melhor bailarina, melhor bailarino, melhor grupo e melhor apresentação.
Prêmios 2022
Na edição de 2022, a Escola do Futuro em Artes Basileu França esteve presente no pódio de diversas categorias. No balé neoclássico, foram cinco prêmios: segundo lugar na categoria conjunto sênior, no solo masculino júnior e no solo masculino sênior; primeiro lugar na categoria conjunto júnior e solo feminino júnior.
Já no clássico, o Basileu França alcançou outros cinco prêmios: o primeiro lugar na categoria repertório conjunto sênior e conjunto júnior; primeiro lugar em variação masculina sênior e júnior; e o segundo lugar em variação feminina júnior.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás