Governo de Goiás debate plano de dez anos para o ensino superior
Em reunião realizada no HUB Goiás, representantes de instituições de ensino superior goianas debatem e se preparam para a realização das audiências públicas
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), se reuniu com representantes de instituições de ensino superior de Goiás, nesta quarta-feira (28), no HUB Goiás, para debater as próximas etapas do Plano Diretor para a Educação Superior do Estado.
O Plano Diretor é um documento que visa nortear as políticas públicas do ensino superior de Goiás, envolvendo instituições particulares e públicas, de todas as esferas, com o objetivo de sustentar a estruturação de metas ao longo dos próximos dez anos. A parte do documento que já está estruturada foi apresentada nesta quarta-feira aos representantes, que puderam ler, debater e dar sugestões.
Titular da Secti, José Frederico Lyra Netto destacou o que foi feito até o momento. “Lançamos o Plano Diretor em agosto de 2022. Desde então, já foram feitas entrevistas e estudos a respeito do tema, e muita coisa avançou. Agora, estamos prontos para começar as audiências públicas. Já temos o material para ser lançado, mas a ideia é partir para um debate amplo.”
Para ele, a educação superior deve estar acessível aos goianos, ressaltando que o Plano Diretor pode auxiliar na questão do acesso também. “As expectativas são altas, porque sabemos que o ensino superior não deveria ser um privilégio para um grupo de pessoas, como antigamente, mas um espaço para crescer.”
A reunião com universidades e demais instituições foi uma etapa anterior à disponibilização pública do documento base no site Secti para colher sugestões, o que deve ocorrer em julho, e às audiências públicas, em agosto. Serão realizadas audiências em 11 municípios goianos, localizados em regiões de planejamento: Goiânia, Anápolis, Uruaçu, Cidade de Goiás, Rio Verde, Jataí, Catalão, Itumbiara, Valparaíso de Goiás, Posse e São Luís de Montes Belos.
O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio, explicou a importância desta etapa de construção do Plano. “O que estamos fazendo é um momento de escutar a comunidade acadêmica, escutar a sociedade, para que eles opinem quais devem ser as metas e as diretrizes nesse percurso de dez anos.”
Plano Diretor
O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2023-2032 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
Até o momento, foram feitas a elaboração de instrumentos de pesquisa, a aplicação de survey e entrevistas, compilação de dados e o documento base do Plano. O material que norteia os debates do Plano Diretor é baseado na Global University Network for Innovation, da Unesco, que defende a promoção da educação, cultura e ciência como ferramentas decisivas para o progresso humano e social.
Lançada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a construção do Plano Diretor conta com a participação de reitores, gestores, professores de instituições de ensino públicas e privadas, de instituições de pesquisa, e do setor produtivo. Finalizadas as audiências públicas nas diferentes regiões do estado, a última etapa será finalizar a proposição do Plano ainda em 2023.