Governo de Goiás amplia apoio a projetos de pesquisa da UEG
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) vai trabalhar para alavancar o desenvolvimento de projetos e colocá-los no mercado
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), vai auxiliar a Universidade Estadual de Goiás (UEG) a desenvolver projetos de pesquisa, especialmente para colocá-los no mercado. O esforço configura a chamada tríplice hélice, em que o poder público orquestra o desenvolvimento da inovação por meio de aproximação das instituições de ensino com o setor produtivo.
Na manhã de terça-feira (6/04), o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, conheceu parte dos projetos de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEG, acompanhado pelo presidente da Fapeg, Robson Vieira, e pelo reitor Valter Campos, além de professores da instituição. “Podemos ajudar a formatar alguns projetos, especialmente os que envolvam temas como energia sustentável e fármacos. É possível obter recursos de financiamento junto a empresas de fomento não só no âmbito estadual, como da própria Fapeg, bem como recursos federais e até mesmo na iniciativa privada”, afirmou Marcio Cesar Pereira.
Projetos em destaque
Dentre os projetos em curso na Universidade e devem receber a atenção da Sedi e da Fapeg, está o de Desenvolvimento de moléculas para aumentar a eficiência energética dos combustíveis em até 20%. Este projeto está na fase 4, saindo da parte laboratorial para a fase de escala, e é desenvolvido em parceria com a fábrica de automóveis Caoa Chery.
O projeto para Preservação da qualidade da água, fauna e flora no Rio Araguaia é outra iniciativa da UEG em destaque. Estão, ainda, em desenvolvimento, o projeto de Análise da biodiversidade em áreas de preservação ambiental do Estado; o projeto de Combate ao fogo em parceria com indústria de cosméticos Boticário; e o de Utilização de extratos de plantas na indústria farmacêutica.