Governo de Goiás abre inscrições para servidores efetivos que se interessem em participar de intercâmbio na China

Bolsas de estudo são oferecidas pela Província de Gansú. Por orientação do governado Caiado, o processo de seleção será democrático e aberto a todos os servidores efetivos

Em uma ação inédita, o Governo de Goiás vai sortear servidores estaduais para participar de um programa de intercâmbio cultural na Província de Gansú, na China. A experiência internacional será realizada de 20 de agosto a 20 de setembro, e tem como objetivo promover troca de conhecimentos, além de contato com as políticas sociais e a cultura chinesas. Os servidores do Governo de Goiás interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de junho. 

As bolsas de estudo são fruto de um acordo internacional de cooperação entre o Governo de Goiás e a Província de Gansú, que existe desde 2005. No caso do intercâmbio de servidores goianos, será a terceira edição. A grande novidade deste ano é que, a pedido do governador Ronaldo Caiado, podem concorrer às vagas todos os servidores efetivos – e que estiverem dentro dos critérios pré-estabelecidos listados abaixo. Nas edições passadas, a seleção era fechada. 

São oferecidas duas bolsas de estudo. Com a finalidade de democratizar o acesso à oportunidade, o Governo de Goiás vai sortear quatro servidores dentre os inscritos e enviará a lista à Província de Gansú. A comitiva chinesa, por sua vez, será responsável por selecionar os dois contemplados com as bolsas de estudo. O resultado deve sair até o dia 20 de junho. 

Os selecionados ficarão um mês na Província de Gansu para conhecer os programas desenvolvidos naquela região na China. O foco da ação de intercâmbio é intensificar laços de compreensão e relacionamento, com vistas a facilitar cooperação mútua em diversas áreas.

Em abril, Caiado recebeu uma comitiva de Gansú em Goiânia. Na ocasião, conversaram sobre o desenvolvimento de diversas parcerias, especialmente nas áreas de educação, indústria e agronegócio. O governador também celebrou o acordo envolvendo o programa de intercâmbio, cujas inscrições estão abertas. “[Os chineses] se ofereceram para receber servidores públicos goianos em programas de estágio, treinamento e capacitação”, disse, à época.

Inscrição
Os requisitos para inscrição e participação no programa, estabelecidos pela Província de Gansú, são:
— Ser servidor estadual efetivo;
— Ter entre 22 e 50 anos;
— Apresentar carta de autorização da chefia;
— Comprovar proficiência em inglês (certificado de proficiência ou entrevista a ser realizada pela Assessoria Internacional, com agendamento por email); 
— Não possuir antecedentes criminais ou conduta desabonadora;
— Comprovar bom estado de saúde (sem doença infecciosa); anexar à ficha de inscrição laudos e exames recentes, que podem ser entregues até o dia 19/6 (Raio-X de tórax e doenças sexualmente transmissíveis: HIV, VDRL e Hepatite).

O interessado precisa, ainda, assumir o compromisso de arcar com alguns custos, como alimentação; internet e telefonia; e o trecho aéreo entre Goiânia x aeroporto internacional de saída / aeroporto internacional de retorno x Goiânia (São Paulo ou Rio de Janeiro). Também é obrigatória a observância de todas as leis, regras e regulamentos vigentes na República Popular da China.

Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email sec-internacionais@palacio.go.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo