Goiás sobe duas posições e já está entre os 10 Estados mais competitivos do País
Ranking de Competitividade, divulgado pelo Centro de Liderança Pública, avalia indicadores como infraestrutura, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, potencial de mercado e educação
Goiás está entre os 10 mais competitivos do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados. Os dados foram divulgados, na manhã de quinta-feira (30), pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Destaque no mapeamento, Goiás estava em 12º e subiu duas posições na classificação.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a ascensão, em 2021, é resultado de investimentos do Governo de Goiás em iniciativas para gerar solidez e eficiência em setores estratégicos da gestão pública nos últimos dois anos e nove meses. “Isso é reflexo de uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente. Quando assumi a gestão, estávamos em 13º lugar, e em queda”, destacou.
“Essa nova posição no ranking é a prova de que nosso trabalho está tendo resultados positivos”, completou, ao citar a liderança do Estado na geração de empregos no Centro-Oeste, conforme números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na quarta-feira (29), e o recorde na abertura de empresas nos oito primeiros meses de 2021.
As 27 unidades federativas foram avaliadas no Ranking de Competitividade em critérios definidos por 86 indicadores, distribuídos em 10 temáticas ligadas à promoção da melhoria da gestão pública e competitividade. Entre os itens considerados estão: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.
Inovação
Segundo a pesquisa, o retorno de Goiás aos dez melhores do ranking só foi possível devido ao bom desempenho nos quesitos segurança pública e inovação – o Estado subiu cinco posições em relação ao ano passado.
Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira lembra dos investimentos que o Governo de Goiás vem realizando na área de tecnologia, como o início das atividades dos laboratórios Include e da Escola do Futuro.
“Estamos investimento na educação tecnológica desde a base do ensino. No Include, as crianças têm o primeiro contato com o pensamento computacional. Nas Escola do Futuro, os jovens e adultos já podem se preparar para o mercado de trabalho em áreas de altíssima empregabilidade. Tudo isso, gratuitamente”, afirma.
Outro ponto em destaque, segundo o secretário, são as parcerias do Governo de Goiás com centros de inovação, como o Ceia (Centro de Excelência em Inteligência Artificial) da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado em Goiânia.
“Referência em inteligência artificial no país, o Ceia desenvolve projetos que ajudam o Estado a modernizar a máquina pública. Exemplo é o Expresso, cuja parceria do Ceia é bastante relevante na digitalização de nossos serviços públicos”, emenda.