Governo de Goiás, Acieg e Câmara Brasil-Espanha recepcionam missão empresarial para ampliar negócios com a Europa

As potencialidades de Goiás, especialmente em áreas estratégicas como infraestrutura, energia, saneamento, smart cities e agronegócios, foram o tema da missão empresarial da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, realizada nesta terça-feira (2). O vice-governador Lincoln Tejota participou do encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e com a Câmara Brasil-Espanha, coordenado pela Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi.

Na ocasião, o vice-governador frisou a importância do encontro, principalmente no momento em que o acordo Mercosul-União Europeia abre novas oportunidades de negócios. “Nós estamos saindo na frente ao realizarmos este evento e nos aproximarmos dos empresários e governo espanhol”, afirmou. Em maio, a Espanha foi o quarto maior destino de nossas exportações, sendo que, em 20187, foram US$ 260 milhões em produtos goianos adquiridos pelo país europeu.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves Correa, representando o titular da SEDI, Adriano da Rocha Lima, apresentou as potencialidades e oportunidades de negócios com Goiás aos representantes internacionais, destacando o interesse em atrair investimentos para as áreas de inovação e tecnologia.

“Já somos destaque no agronegócio, e vivemos num processo acelerado de industrialização nesta e em outras áreas. Agora queremos dar uma ênfase muito grande na questão da intensidade tecnológica. E aí a gente vê uma interação muito grande entre Brasil e Espanha”, ressaltou.

O encontro, que ocorreu no auditório da Acieg,  ganha, segundo o titular da Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi, Edival Oliveira, “mais relevância, em função da assinatura de acordo de livre comércio assinado na semana que passou entre os blocos econômicos do Mercosul e União Europeia”, diz.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, José Gasset, também apresentou as potencialidades da Espanha, mostrando a evolução dos investimentos de estrangeiros no Brasil, destacando que os principais investidores são os Países Baixos, EUA e  a própria Espanha.

Ainda segundo ele, o Brasil é o segundo destino internacional de investimentos espanhóis, sendo que, por outro lado, o país ibérico está em quarto lugar na lista de países europeus que mais recebem aportes de recursos brasileiros. “A relação estratégica e comercial entre Brasil e Espanha demonstra a confiança que os investidores espanhóis têm no Brasil, e vice-versa”, ressaltou José Gasset.

Entre os convidados, estavam o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Antônio Carlos de Souza Lima Net, entre outras autoridades estaduais e empresários goianos e representantes do setor produtivo. Do lado da Espanha, estavam o ministro-conselheiro da Embaixada da Espanha, José Manuel Pascual, o cônsul-honorário da Espanha em Goiás, Juan Zamora, a conselheira comercial da embaixada, Ana Isabel Ocón, e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, José Gasset.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo