Goianos aproveitam o feriado de Corpus Christi na Campus Party Goiás
Evento segue até domingo (19) no estacionamento do Passeio das Águas Shopping, e conta com área aberta ao público e outra para inscritos
Inteligência artificial, inovação e empreendedorismo são temas que permeiam as atividades do maior evento de tecnologia da América Latina. O segundo dia da Campus Party Goiás foi de muito conhecimento compartilhado, diversão e criatividade para o desenvolvimento das atividades propostas.
Somente nesta quinta-feira (19), foram quase 130 palestras, workshops e talks realizados, mais de 100 horas de conteúdo, com temas diversos, voltados para o empreendedorismo feminino, inteligência artificial, ética, financiamento para inovação e startups, acessibilidade nos jogos, metaverso, astronomia, redes sociais, entre tantos outros.
Para os alunos dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás (Cepis) que participam da Hackathon Low Code, o dia foi de muita pesquisa e troca de conhecimentos. O desafio para os estudantes é propor soluções inovadoras voltadas a realidade pós-covid, saúde, relações humanas ou economia, por meio da tecnologia.
Bruna Cristina Gonçalves Silveira, 15 anos, aluna do Cepi Presidente Vargas, em Formosa, estava animada com a atividade. O foco do grupo dela é apoiar as pessoas que passaram por problemas psicológicos durante o período pandêmico, como a perda de uma pessoa amada. “Estamos desenvolvendo um projeto para pessoas que tiveram sequelas com a pandemia. Várias pessoas perderam entes queridos, ou o trabalho. Isso gerou muita crise de pânico e depressão. A gente quer ajudar essas pessoas com o projeto que estamos fazendo”, contou.
As Escolas do Futuro de Goiás (EFG) trouxeram para a Campus várias atividades como oficinas de artes, dança, apresentação de óculos de realidade aumentada, hologramas. No estande, os alunos da EFG de Santo Antônio do Descoberto, Gabriela Dourado, de 16 anos, e Lucas Cavalcante, 17, falaram sobre o processo de criação do aplicativo de mobilidade urbana, Tilary, e contaram sobre as expectativas de mercado para os próximos anos.
Lucas afirma que a proposta do App é abranger cidades que não possuem essa tecnologia no mercado. “Hoje em dia, é só Uber e 99, em cidades grandes. Têm muitas outras cidades e que não possuem esses privilégios. O intuito do Tilary app é trazer a mobilidade urbana, com novos serviços para os motoristas e passageiros. Já Gabriela acrescenta que a ideia é juntar a tecnologia e inovação em cidades inteligentes e consolidar isso tudo em um app. “A gente quer, basicamente, promover impacto social, trazendo ao usuário a experiência de pedir um carro, moto ou entrega na palma da mão. Trazemos a Tilary App como um novo conceito em mobilidade urbana”, conclui.
Os professores das EFGs realizaram uma oficina de robótica para os campuseiros e visitantes, que aprenderam conceitos de montagem de robôs, uso de sensores e conceitos básicos de programação.
Descarte consciente
Sabe aquele eletroeletrônico sem uso em casa, como um computador, celular, cabo ou televisor? Traga para o estande do projeto Sukatech, na Campus Party. Localizado na área Open, o programa recebe descarte de lixo eletrônicos que será propriamente reciclado ou reutilizado. Ao deixar algum aparelho, o participante ganha um cupom para participar de uma Gincana Solidária e concorrer a um computador recondicionado.
Além disso, com o objetivo de incentivar os estudantes dos Cepis de Goiás, o Sukatech vai doar 24 computadores recondicionados para as três equipes vencedoras do Hackathon Low Code, sendo que cada participante será premiado.
Diversão
Para os que sonham voar de asa delta, pilotar um carro de fórmula 1, a realidade aumentada está presente nos estandes na área Open, aberta a todo público. Maratonas de jogos, combate de robôs na arena Hockey também chama a atenção dos visitantes.
As crianças participaram de diversos jogos, brincadeiras e aprendem sobre robótica no estande do Laboratório Include.
Ainda, uma legião de super-heróis e personagens de filmes e animes, invadiram a Campus Party Goiás, nesta quinta-feira. Os cosplayers foram alvos de holofotes e até fizeram desfiles na praça de alimentação do Shopping.