Fórum Goiás-Espanha busca atrair investimentos e fomentar negócios inovadores entre empresas goianas e espanholas
Evento busca desenvolver relações comerciais de bases tecnológicas com vistas a incrementar as cadeias produtivas
Representantes do Governo de Goiás vão apresentar as potencialidades do Estado com foco em inovação a integrantes do governo espanhol e empresários da iniciativa privada no dia 21 de julho, durante o Fórum Goiás-Espanha, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O evento será realizado online, pelo canal da Sedi no YouTube, às 11 horas.
“A Espanha tornou-se, de 2018 para cá, a terceira maior compradora dos nossos produtos, principalmente de minérios, como o sulfeto de cobre e o ferro-níquel, também a soja e o milho. Esse evento será voltado à ampliação de oportunidades de negócios com esse importante parceiro no nosso Estado, mas com foco em parcerias que incluam a inovação”, especifica o gerente de Comércio Exterior da Sedi, Marcos Dias, que será moderador no evento.
De acordo com Dias, interessa ao Estado, que importa da Espanha principalmente adubos/fertilizantes e insumos para produção de medicamentos destinados ao polo farmacêutico, “desenvolver relações comerciais de bases tecnológicas com vistas a incrementar nossa matriz econômica. Para isso, vamos investir esforços de forma a atrair para o parque industrial goiano indústrias com potencial inovador”.
Pelo Governo de Goiás, participam o vice-governador de Goiás Lincoln Tejota, os secretários titulares da Sedi, Marcio Cesar Pereira, e da Indústria e Comércio, José Vitti, além do staff da área de comércio exterior das duas pastas. Do lado espanhol, o representante Narciso Casado, secretário permanente do Conselho Empresarial Ibero-americano (Ceib) e diretor-geral da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (Ceoe), e Maria Paz, diretora-geral de Comércio Internacional e Investimentos do Ministério de Indústria, Comércio e Turismo da Espanha.
Para completar o ciclo de proposições de bases inovadoras, a Sedi irá ressaltar a relevância do Centro de Excelência e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia), polo da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação (Embrapii) e do Centro de Excelência em Agricultura e em Agro Exponencial (Ceagro), associado à Internet 5G e que vai permitir o desenvolvimento de soluções para a agricultura de precisão.
Um novo encontro do Fórum Goiás-Espanha já está sendo agendado pelos parceiros, com o propósito de apresentação das contrapartidas dos parceiros espanhóis em resposta às exposições que serão feitas pelos representantes do governo de Goiás neste primeiro evento.