Fiscais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação elogiam Escolas do Futuro
Servidores do MCTI visitaram a EFG de Mineiros para certificarem sobre o funcionamento dos laboratórios com equipamentos de ponta, na unidade
Fiscais do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação ficaram impactados com a estrututa e o funcionamento da Escola do Futuro, em Mineiros, no sudoeste do estado. Eles estiveram na unidade para acompanhar a montagem de um dos laboratórios. Impressionado, o servidor do MCTI, Cézário Bezerra de Souza, ressaltou que o serviço realizado pela escola “é excepcional”.
A equipe do ministério esteve na unidade para vistoriar o InoveLab, um dos laboratórios de inovação disponibilizados aos alunos, e que recebeu recursos do governo federal. Para aquisição do equipamento, o Governo de Goiás investiu R$ 10 milhões e, por meio de convênio, recebeu mais R$ 2 milhões do MCTI. Todas as Escolas do Futuro possuem oito laboratórios de ensino (informática, robótica, eletrônica, tecnologias de automação, criativo, inteligência artificial, e-sports, e STEAM) e três laboratórios de inovação (InoveLab, Pré-Incubadoras e Coworking).
“Os laboratórios de todas as cinco unidades das Escolas do Futuro possuem equipamentos de ponta, que vão de impressoras 3D e cortadoras a laser a braços robóticos e computadores de alta performance. Isso garante tanto aos nossos alunos quanto à comunidade escolar a possibilidade de desenvolver projetos inovadores que podem mudar suas realidades e de suas comunidades”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Depois de conhecer todo o processo, Cezário Bezerra avaliou que a estrutura oferecida pelo Governo de Goiás a seus alunos é algo inédito no país. “O futuro já chegou. Esses meninos estão participando de algo inédito. E esse desenvolvimento tecnológico vai avançar mais. A cada ano que passa a tecnologia avança de uma forma absurda”, afirmou.
O impacto positivo das Escolas do Futuro vai além do uso de tecnologias modernas. Entre os diversos benefícios da implantação dos InoveLabs, destacam-se o estreito relacionamento com o mercado, a promoção da interação entre alunos, professores e empreendedores, fomentando um ambiente de troca e desenvolvimento além da promoção da cultura da inovação, despertando valores associados à criatividade e ao progresso.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino técnico profissionalizante do governo de Goiás, mantidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além de Mineiros, existem unidades em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Todas oferecem cursos gratuitos na área de tecnologia e, desde 2021, já certificaram mais de 13 mil goianos. As escolas são geridas atualmente pela Universidade Federal de Goiás.
Fotos: André Bianchi
Legenda: Escola do Futuro de Mineiros é elogiada por fiscais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás