Estudantes do Cotec Real Conquista apresentam jogo na Campus Party

Eles foram do palco do Colégio Tecnológico do bairro Real Conquista, na periferia de Goiânia, para a Campus Party, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que foi realizado na capital goiana de 4 a 8 de setembro passado. Composto por 51 alunas e alunos, o grupo teve espaço para apresentar seu projeto, o jogo Sad Mind, e aprender muito sobre as novas tecnologias.

“Nossa equipe teve uma participação nota 10. Foi ótimo, pois pudemos aprender muito sobre desenvolvimento de projetos, fazer networking com outras pessoas. Foi uma experiência excepcional!”, definiu o supervisor de Eixos Tecnológicos do Cotec Real Conquista, Adriano Dantas de Sá.

O professor relatou ainda a experiência positiva da equipe na Campus Party com as palestras, que avaliou como “de alto nível”, além de ter destacado também o espaço que tiveram para falar do jogo Sad Mind, desenvolvido por eles nas aulas de programação de games.

A apresentação do game interativo na Campus Party teve como objetivo abordar e encaminhar à avaliação pública, no estande aberto da feira, provocando respostas e soluções práticas para problemas psicossociais.

“Os jovens apresentaram o jogo Sad Mind mais de uma vez, pois estiveram nos palcos, na Arena GO e no espaço Mulheres GO. Ótimas oportunidades em que o game foi apresentado. Eles desenvolveram um desafio usando o game, com distribuição de brindes e muito interesse do público que frequentou os estandes”, revelou o professor.

Os alunos do Cotec Real Conquista tiveram atividades extras durante a realização da Campus Party, desenvolvendo um projeto com um pc “para emulação (reprodução de ambientes) dos jogos tradicionais como Mário Brother e Street Fighter, entre outros, e que foi muito acessado pelo público presente à feira”, comemorou o Supervisor do Cotec.

Sobre o game Sad Mind

O game Sad Mind (mente triste, em tradução livre do inglês) foi desenvolvido por pela estudante Geovana Camilo dos Santos Lima, de 17 anos, com a proposta de ser utilizado como ferramenta interativa, em condições de desenvolver soluções para as  questões cruciais da depressão humana.

O jogo teve como fator motivacional a realidade vivida pela maioria dos alunos da escola Real Conquista, um bairro localizado na periferia de Goiânia, onde existem muitas crianças pobres e que convivem com realidades adversas. No relato da Geovana, ela inspirou-se na realidade à sua volta e deu uma sugestão de tema que se transformou no ponto de partida para a criação do jogo Sad Mind, cuja estrutura possibilita possíveis soluções a partir de hipóteses conjeturadas no jogo de computador.

 O projeto de Geovana Camilo dos Santos Lima foi coordenado pelo professor de Programação de Jogos Digitais, Murillo Folha de Jesus, e pela coordenadora do Cotec Real Conquista, a pedagoga Kilzis Novais, e motivou demais professores da unidade e alunos da disciplina. “Rapidamente toda a escola interagiu em torno do game, adequado ao contexto e à faixa etária do grupo”.

As etapas seguintes serão de desenvolvimento de etapas com papéis diretivos e propostas de soluções delegadas a cada jogador, foi o que explicou o professor, já que se trata de um jogo aberto ao livre arbítrio de quem estiver no comando.

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