Empresas apresentam protótipos para solução de desafios do serviço público estadual
Empresas e startups apresentaram ao governo de Goiás, nesta terça-feira (30), os protótipos para solução de desafios do serviço público estadual, que vão da prevenção a casos de dengue à fiscalização de contratos e combate à evasão escolar. Das 11 soluções apresentadas, seis serão selecionadas. A banca de jurados avaliará as propostas e o resultado será divulgado no site do Hub Goiás, em 8 de fevereiro.
Esta foi a penúltima etapa do programa GovTech, primeira iniciativa de inovação aberta de Goiás com o objetivo de abrir espaço para que startups desenvolvam soluções inovadoras para problemas do serviço público, e que é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Participam deste primeiro ciclo do programa as secretarias de Administração (Sead), Educação (Seduc) e Saúde (SES).
As startups aprovadas avançam para a próxima etapa do programa e receberão até R$ 60 mil para adaptação e ajustes das soluções apresentadas, tendo três meses para desenvolver a aplicação dessas soluções escolhidas. A próxima etapa se encerra no dia 22 de maio quando cada secretaria indicará as soluções vencedoras. Cada pasta poderá escolher até duas soluções.
Entre os protótipos apresentados estão soluções que usam inteligência artificial para prever possíveis surtos de dengue nos municípios goianos, a partir do cruzamento de dados do histórico de chuvas de cada cidade e dados de vírus circulantes. A tecnologia também deve ser usada para combater a evasão escolar de forma inovadora.
O subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti Goiás, Raphael Martins, comemorou os resultados das primeiras etapas do GovTech. “Nós acreditamos muito no potencial desse programa, que vai melhorar o oferecimento de serviços públicos à população do estado. Esse primeiro ciclo tem sido muito bem-sucedido e já estamos pensando no segundo ciclo para soluções em outras áreas do serviço público”.
A gerente de Inovação do Hub Goiás, Karolline Fernandes, destacou a importância da parceria com as pastas estaduais envolvidas no programa. “As secretarias se comprometeram com essa jornada desde o início e, sem essa parceria, nós não estaríamos hoje aqui compartilhando soluções apenas para os nossos desafios”.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás