Em São Luís de Montes Belos, secretário de Desenvolvimento e Inovação participa de lançamento de projeto de melhoramento genético da UEG apoiado pela Fapeg
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio César Pereira, acompanharam, nesta sexta-feira (29), o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em propriedades rurais do APL Lácteo da região de São Luís de Montes Belos.
Coordenado pelo Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec) da UEG, sediado em São Luís de Montes Belos, o projeto, que é fomentado pela Fapeg, tem como objetivo proporcionar o aumento da produtividade do rebanho bovino leiteiro do Estado com a aplicação de técnicas inovadoras de biotecnologia.
Em seu discurso, o titular da Sedi destacou justamente a importância da pesquisa aplicada para o desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, com o Programa de Melhoramento Genético, será possível para Goiás exportar esse tipo de conhecimento, tornando o Estado uma referência na utilização de tecnologia no agronegócio.
”A agenda da produção cientifica deve caminhar junto com o arranjo produtivo, com o desenvolvimento da economia e da produção. Esse projeto, portanto, é um ótimo exemplo de como é fazer um bom uso da universidade para gerar conhecimento. Sinto-me muito confortável em aplaudir esse campus de São Luís de Montes Belos, um dos mais promissores da Universidade Estadual de Goiás”, finalizou o titular da Sedi.
Laboratório Biotec
Vinculado ao Campus da UEG de São Luís de Montes Belos, o Biotec tem como função facilitar o acesso de pequenos produtores a embriões com genética superior. O secretário Adriano da Rocha Lima reafirmou, na abertura do evento, sua confiança no trabalho científico desenvolvido pelo laboratório Biotec, da UEG de São Luís de Montes Belos e ressaltou a importância da interligação entre o trabalho da pesquisa científica e da produção, voltados para o desenvolvimento sócioeconômico.