Em celebração do centenário de escritor, secretário Adriano da Rocha ressalta compromisso do governo em recuperar Itego em Artes Basileu França

Na celebração do centenário de Basileu Toledo França, realizada no Itego em Artes que leva o nome do escritor, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, destacou o empenho do Governo de Goiás em recuperar o local.

Ao assumir a pasta, o titular da Sedi revelou que os repasses às organizações sociais que gerem as unidades da Rede Itego estavam atrasados há quase quatro meses, citando ainda que os músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sediada no Basileu França, estavam há seis meses sem receber.

“Hoje, o Basileu França é a escola que mais teve bailarinos selecionados para um festival em Nova Iorque, a Orquestra Sinfônica Jovem vai fazer apresentações fora do país e participou do festival de Campos do Jordão, um dos mais prestigiados do país. É um trabalho muito gratificante, pois era uma de uma escola que estava praticamente fechada quando assumimos e, em oito meses de gestão, agora é uma escola que entrega resultados”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação também ressaltou que, além de normalizar os repasses, também foi feita uma repactuação nos contratos das OSs com a Rede Itego, reduzindo os custos em mais de 20% e aumentando o número de vagas ofertadas. Ele destacou ainda a parceria com a Secretaria de Educação, que vai disponibilizar 10 mil vagas de ensino profissionalizante para alunos do Ensino Médio.

“Não existe nação que se desenvolva sem a educação e sem ensino profissionalizante. Por isso, mudamos fizemos esse acordo com a Seduc para que o aluno de Ensino Médio possa ter acesso a cursos profissionalizantes”, explicou. 

Os alunos da Rede Itego e da rede estadual de ensino tiveram também a puderam participar do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, a Campus Party que Goiás sediou pela primeira vez. O evento foi um marco para o estado e serviu como um despertar para as novas profissões, oportunidades e desafios. “Tivemos uma enorme adesão da Rede Itego, não só participando, mas produzindo também”, frisou o Secretário ao falar sobre o game Sad Mind desenvolvido por alunos do Cotec Real Conquista, ligado à Rede Itego.

Homenagem

O titular da SEDI também ressaltou a importância de se render homenagem ao historiador Basileu Toledo França. “É uma grande honra que esta escola leve o nome de uma pessoa que tanto contribuiu para as áreas de cultura e educação no Estado de Goiás”, disse.

A solenidade que celebrou a data que marca os 100 anos de nascimento de Basileu França, contou com a presença dos familiares e autoridades Estaduais, e foi realizada, terça-feira, às 19 horas, no Teatro-Escola Basileu França.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo