Em Brasília, SEDI busca novos parceiros comerciais para Goiás nas embaixadas da China e Indonésia
O superintendente de Comércio Exterior da secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Inovação, Edival Oliveira Júnior, e o gestor público da SEDI, Ronaldo Costa Fernandes, estiveram nesta quinta-feira (21) nas embaixadas da China e da Indonésia, em Brasília, para buscar novas parcerias comerciais para Goiás.
Na reunião com os chineses, eles foram recebidos pela ministra conselheira econômica e comercial da embaixada, Xia XiaoLing, que falou sobre os preparativos para a recepção da comitiva que virá da província de Gansu.
Na visita a Goiás, que deve ser realizada em dez dias, os representantes do país asiático querem fortalecer relações com o Estado, que tem um tratado de província-irmã com Gansu, além de intensificar as relações com produtores de carne e até discutir um intercâmbio na área de futebol.
Além disso, os chineses, que devem comparecer à Tecnoshow, convidaram Goiás para participar da China International Import Expo (CIIE), promovida pelo presidente chinês, Xi Jinping, e que tem como objetivo transformar promover o país asiático como o maior mercado consumidor do mundo.
Indonésia
Na embaixada da Indonésia, Edival Oliveira Júnior e Ronaldo Costa Fernandes foram recebidos pelo embaixador do país, Edi Yusup, que acabou de assumir o posto no Brasil. Na reunião, os indonésios mostraram interesse na carne bovina produzida no Estado, já que o país asiático, que tem 264 milhões de habitantes, é muito dependente da proteína animal produzida na Austrália.
O embaixador, que confirmou presença na Tecnoshow, em Rio Verde, ressaltou ainda que há interesse em negociar parcerias para que a Indonésia seja compradora do café industrializado produzido no Estado e café goiano. Além disso, Yusup relatou que o país, que tem uma indústria de defesa forte, tem interesse em participar das conversas sobre a criação do parque tecnológico voltado para empresas do setor em Anápolis.