Concurso internacional de comunicação científica abre inscrições em Goiás
Projeto envolve 32 países e tem como objetivo aproximar cientistas da sociedade em geral
A partir desta quarta-feira (23), pesquisadores goianos podem se inscrever na edição brasileira do FameLab 2020. O concurso é organizado pelo British Council (UK) e tem como objetivo desenvolver competências de comunicação entre cientistas e aproximá-los do público em geral.
Podem se inscrever brasileiros residentes no Brasil com mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado ou livre-docência, em andamento ou concluídos, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias. Estrangeiros matriculados em instituições brasileiras também podem concorrer.
Para participar, o pesquisador deve ser maior de 21 anos e ter fluência em português e inglês. A inscrição é realizada por meio do envio de um vídeo de até três minutos em que o candidato fala sobre tópicos de ciência e tecnologia. O cadastro do pesquisador e do material deve ser realizado no endereço www.famelab.com.br até 31 de janeiro de 2020.
Seleção
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), jurisdicionada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), é a responsável pela seleção dos pesquisadores goianos. Os materiais inscritos serão avaliados de acordo com a validade e correção do conteúdo científico, a clareza da apresentação e o carisma do apresentador.
Os participantes selecionados em cada estado brasileiro receberão treinamento em comunicação científica e disputarão uma seletiva nacional. A final internacional será realizada em junho de 2020, no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham.
Despesas com passagem aéreas e diárias para participação nas etapas presenciais nacionais e internacionais serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fapeg e pelo Bristish Council.
Lançamento
Na terça-feira (22), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promoveu o lançamento oficial da edição brasileira do FameLab 2020. O evento, realizado em Brasília (DF) como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contou com a presença do ministro Marcos Pontes e do presidente da Fapeg, Robson Vieira, entre outras autoridades.
O presidente da Fundação destacou que a iniciativa é interessante para a promover a popularização da ciência, uma vez que incentiva os pesquisadores a traduzir a complexidade científica para as pessoas que não tem relação direta com a área. “Pesquisas recentes mostram que apenas 20% das pessoas sabem os benefícios da ciência e da tecnologia. É um número muito baixo e, para revertê-lo, precisamos de ações como essa, que disseminem a ciência nas bases da sociedade”, avaliou Robson Vieira.
FameLab
O FameLab é uma iniciativa do British Council, organização internacional britânica que tem como objetivo promover oportunidades educacionais e intercâmbio cultural. O concurso é realizado desde 2005 e está presente em 32 diferentes países.