Comissão discute metas da ONU para desenvolvimento sustentável

A Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEODS Goiás) realizará sua primeira reunião às 14 horas desta segunda-feira (10/12), no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A CEODS foi criada pelo Decreto Estadual nº 6.266, de 12 de julho de 2018. Sua finalidade é internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, subscrita pelo Brasil.

O presidente da CEODS Goiás é o superintendente executivo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Paulo Humberto Guimarães, que conduzirá a reunião. A Comissão é composta por 16 integrantes, dos quais 8 são representantes do Poder Público (seis Secretarias de Estado e 2 representantes do Poder Público Municipal) e 8 são representantes da sociedade civil. Na primeira reunião da CEODS acontecerá a posse dos representantes das instituições que integram a Comissão. Também serão discutidos o regimento interno e o calendário de reuniões para o ano de 2019.

À Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compete: elaborar plano de ação para a implementação da Agenda 2030; propor estratégias, instrumentos, ações e programas para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos ODS e elaborar relatórios periódicos; elaborar subsídios para discussões sobre o desenvolvimento sustentável em fóruns estaduais, nacionais e internacionais; identificar , sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS; promover articulação com os órgãos e as entidades públicas dos municípios para disseminação e execução dos ODS nos níveis estadual e municipal.

Agenda 2030
A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países (entre eles o Brasil), na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015. Nele, o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030. 

Foram definidos 17 Objetivos, 169 Metas e 232 Indicadores, a serem cumpridos até o ano de 2030. Destacam-se temas relevantes, tais como erradicação da pobreza, saúde, educação, trabalho decente, inovação, consumo, consumo sustentável, combate à mudança do clima, paz e parcerias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
1- Acabar com a pobreza
2- Acabar com a fome, segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável
3- Assegurar vida saudávelem todas as idades
4- Assegurar educação para todos
5- Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
6- Assegurar gestão sustentável da água e saneamento para todos
7- Assegurar energia para todos
8- Promover crescimento econômico e trabalho decente para todos
9- Construir infraestruturas resilientes e fomentar a inovação
10- Reduzir a desigualdade dentro os países e entre eles
11- Tornar as cidades e assentamentos humanos sustentáveis
12- Assegurar consumo e produção sustentáveis
13- Combater a mudaça do clima e seus impactos
14- Conservar oceanos e recursos marinhos
15- Proteger ecossistemas terrestres e deter a perda de biodiversidade
16- Promover sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça e instituições eficazes
17- Fortalecer meios de implementação e parcerias.

Comunicação Setorial da Secima

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo