Começa o ExporTalks, meetup gratuito sobre a importância da exportação para negócios inovadores
Com o Slogan “Inovar para exportar +”, o evento integra a pauta de sensibilização do Inova Export, programa inédito de capacitação para a exportação do Governo de Goiás
Os empreendedores que desejam conhecer melhor o programa Inova Export e se aprofundar na cultura da exportação podem se inscrever para o “ExporTalks: Inovar para exportar +”. Serão seis eventos de sensibilização, totalmente gratuitos, com palestras e dinâmicas relacionadas à inovação, exportação e empreendedorismo.
O evento que abre a série será realizado nesta quarta-feira (19), no Auditório Pirâmide do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), às 14 horas, em Goiânia. O palestrante será Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq)
Os demais eventos estão programados para as cidades de Anápolis (20/01), Itumbiara (1/02), Rio Verde (2/02), Jataí (3/02) e Goiânia (23/02, evento online) novamente. Os interessados devem se inscrever pela plataforma Sympla.
Inova Export
O Inova Export visa a elaboração de um modelo de inteligência comercial e incubação de empreendimentos inovadores com potencial exportador. A ideia é gerar novas tecnologias (ou aperfeiçoamento) e transferência do conhecimento para um conjunto de empresas. Esse apoio técnico-científico permitirá adequar os produtos/serviços dessas empresas para atingir o mercado internacional.
O superintendente de Negócios Internacionais da Sedi, Alexandre César Batista Freire, destaca que um dos pontos positivos do programa é a melhoria do ambiente interno desses negócios. “A tecnologia caminha de mãos dadas com o comércio exterior. A inserção no mercado internacional exige maior qualidade, menores custos e eficiência, o que é proporcionado pelas pesquisas, avanços tecnológicos e o desenvolvimento da inteligência artificial”, afirma.
No dia 7 de janeiro, foi lançado o edital para as empresas goianas participarem do programa. O material está disponível no site. A homologação das inscrições ocorrerá no dia 16 de fevereiro.
O programa será desenvolvido em nove fases: (1) sensibilização e matriz de mercado; (2) seleção das empresas; (3) diagnóstico; (4) inteligência comercial; (5) estratégias e planos; (6) implantação, avaliação e melhorias; (7) registro, patentes e trâmites de exportação; (8) networking internacional; e (9) preparação para comercialização por meio de rodadas de negócios e missões comerciais internacionais.
Para mais informações e inscrições no projeto e eventos, acesse: inovaexport.go.gov.br.
Veja programação do ExportTalks:
Goiânia
Talker: Synésio Batista da Costa – Presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)
Data e Horário: 19/01, às 14h
Local: Auditório Pirâmide – Oscar Niemeyer (Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01)
Anápolis
Talker: Synésio Batista da Costa – Presidente da ABRINQ
Data e Horário: 20/01, às 9h
Local: Auditório Senai Roberto Mange (Rua Prof. Roberto Mange, nº 239, Jundiaí)
Itumbiara
Talker: Viviany Machado – Coordenadora de Negócios Internacionais na Cepalgo Embalagens Flexíveis
Data e Horário: 1/02, às 18h
Local: Auditório da Escola Senai (Rua Olívia Garcia Fagundes nº 32, Setor Oeste)
Rio Verde
Talker: Viviany Machado – Coordenadora de Negócios Internacionais na Cepalgo
Data e Horário: 2/02, às 18h
Local: Auditório Sesi / Senai (Rua Guanabara, 217, Setor Pauzanes)
Jataí
Talker: Viviany Machado – Coordenadora de Negócios Internacionais na Cepalgo
Data e horário: 3/02, às 18h
Local: Auditório da Associação Comercial de Jataí – ACIJ (Rua José Manoel Vilela, 483, Setor Central – Parte Baixa)